"O Cordeiro de Deus", de David Pinheiro Vicente, na seleção oficial de Cannes 2020
A curta-metragem portuguesa faz parte da selecção oficial do Festival de Cannes 2020. Apesar da edição deste ano do festival de cinema não se vai realizar, as curtas que foram agora anunciadas serão exibidas em Cannes ainda este Outono e premiadas no próximo ano.
O Cordeiro de Deus, realizado por David Pinheiro Vicente, conta com nomes como Miguel Amorim, Carla Galvão, Gabriel Salvado e Constança Alves. O filme passa-se numa vila no interior de Portugal, e centra-se numa família pobre. Nas palavras do próprio realizador, foca-se em "pessoas complexas que, como todas as outras, estão presas nos sintomas dos seus problemas”, numa narrativa que "cruza as tradicionais festas de Verão com violência e sexualidade".
Esta é a segunda curta-metragem de David Pinheiro Vicente, que se estreou na realização em 2018 com Onde o Verão Vai, um filme que esteve também em competição num dos principais festivais de cinema do mundo, deste caso na Berlinale Shorts, em Berlim. Foi exibido em mais de 40 países e festivais, recebeu prémios em San Sebastian, Tel Aviv e Vila do Conde.
Para além deste filme, a selecção de curtas que serão exibidas no Outono em Cannes conta com mais 10 títulos, vindos de diferentes partes do mundo:
- I Am Afraid to Forget Your Face, do egípcio Sameh Alaa;
- Filles Bleues,Peur Blanche das francesas Marie Jacotey e Lola Halifa-Legrand;
- Motorway65, da grega Evi Kalogiropoulou;
- Sudden Light, da britânica Sophie Littman;
- Son of Sodom, realizado pelo colombiano Theo Montoya;
- Camille Sans Contact, do francês Paul Nouhet;
- Shiluus, um filme vindo da Mongólia e com realização de Lkhagvadulam Purev-Ochir;
- Benjamin, Benny, Ben, do canadiano Paul Shkordoff;
- Stephanie, do belga Leonardo Van Dijl;
- David, uma curta vinda dos Estados Unidos, realizada por Zachary Woods.
Comente esta notícia