Header Ads

"Learning To Skateboard In a Warzone (If You´re a Girl)" estreia no TVCine Edition




Esta sexta-feira, dia 26 de junho, o TVCine Edition exibe o documentário Learning To Skateboard In a Warzone (If You´re a Girl), vencedor do Óscar de melhor Curta Documental em 2020. Esta é uma estreia absoluta na televisão nacional e vai para o ar às 22h00.

Com uma duração de 45 minutos, este filme traz a história de coragem e resistência de meninas afegãs que, na capital Cabul, aprendem não apenas a ler e a escrever, mas também a andar de skate, numa lição que transcende o simples desporto.

Com realização de Carol Dysinger, o filme acompanha uma turma de meninas do Skateistan, ONG que nasceu em 2007 como uma escola de skate em Cabul e hoje está ativa em vários países, com foco no recrutamento de meninas de bairros pobres, não apenas para ensiná-las a andar de skate, mas também para ajudar a educá-las a ingressar no sistema público de escolas.

Com normas culturais e religiosas muito rígidas, em Cabul as meninas têm  muito menos oportunidades que os rapazes. Não podem andar de bicicleta, por exemplo, e de skate, só em locais fechados. E, ainda assim, as meninas encontram muitos obstáculos dentro das suas próprias famílias em relação à prática de desporto. No entanto, há uma geração de jovens raparigas que querem a mudança, e fazem-no aprendendo a andar de skate.

"O filme é a minha carta de amor às meninas audazes daquele país. Elas ensinam coragem, a não baixar os braços, a dizer estou aqui, tenho algo a dizer e vou descer aquela rampa. Não nos tentem parar", explicou a realizadora na cerimónia de entrega dos Óscares.