Tempo de Leitura | "O Menino Que Ninguém Amava", de Casey Watson
Porque queremos contribuir para o teu prazer pela leitura ou, quem sabe, despertá-lo, o Fantastic apresenta-te, todas as semanas, uma sugestão diferente.
Esta semana, o livro sugerido aborda uma situação real, relacionada com famílias de acolhimento temporário.
PORQUE ESCOLHI ESTE LIVRO
É um livro que retrata a realidade de muitas famílias desestruturadas, disfuncionais e que necessitam de ajuda. Um livro que mostra os maus tratos de que uma criança pode ser vítima, sem que ninguém se aperceba ou a ajude.
A autora, Casey, mãe de acolhimento temporário, por sua escolha, passa grande parte do tempo entre suster a respiração, e respirar!
É um longo processo em que esta família vai ser testada ao limite (eu diria, mesmo, mais que o limite), em que a sua decisão vai ser questionada e posta em causa, prevalecendo e vencendo, no entanto, a diferença desta família face às restantes.
Haverá progressos, retrocessos, instabilidade, paz, muitas feridas para sarar e traumas para superar.
Mostra-nos um pouco como funciona o sistema, no que respeita a intervenção com crianças problemáticas e em risco. As causas e as consequências do risco.
E como pais biológicos (neste caso, mãe), podem ser tão cruéis, e pais de acolhimento podem amar tanto, e sofrer tanto por uma criança que não lhes é nada.
Uma história verídica que revela o impacto do acolhimento temporário de uma criança destas em toda a família que a acolhe, e os sentimentos que daí advêm.
SINOPSE
Justin tinha apenas cinco anos quando a mãe, toxicodependente, o deixou sozinho em casa com os irmãos de dois e três anos. Desesperado, Justin acaba por incendiar a casa e é então entregue ao cuidado dos serviços sociais. Seis anos mais tarde, Justin chega a casa de Casey e Mike - um casal de acolhimento especial, vocacionado para casos problemáticos. Para Casey e Mike depressa se torna clara a dimensão do desafio que têm pela frente e, à medida que a terrível verdade sobre os primeiros anos de vida de Justin vai sendo revelada, apercebem-se de que estão a ver apenas a ponta do icebergue. Uma história verdadeira de abuso e abandono, que é também uma fonte inspiradora, capaz de mudar a perspetiva que temos da nossa própria vida.
DETALHES
Edição ou reimpressão: 08-2013
Editor: Editorial Presença
Idioma: Português
Páginas: 240
Classificação Temática: Livros em Português > Literatura > Biografias
SOBRE A AUTORA
Casey Watson é uma mãe de acolhimento especializada em casos extremamente problemáticos. Ela e o marido recebem crianças com passados traumáticos. Enquanto estão ao seu cuidado, estas crianças são orientadas através de um programa comportamental que lhes permitirá voltar à sua família biológica ou entrar no sistema de acolhimento convencional.
Comente esta notícia