Header Ads

Atores Portugueses na Netflix, Sabe Onde Encontrá-los! [PARTE 6]



A Disney é sinónimo de um universo fantástico sem fim à vista, mas há quem o tenha reinventado. Nesta nova parte do nosso especial vamos saber como foi a experiência de uma atriz nacional dentro do universo dos Contos de Fadas e seguimos depois para uma história verídica que encheu páginas de jornais e revistas e que chegou ao catálogo da Netflix em formato de série. Da magia à política, sabe o que reserva para ti a sexta parte deste especial Fantastic.


JOANA METRASS e JOAQUIM DE ALMEIDA em ONCE UPON A TIME
Original do canal de televisão ABC, Once Upon a Time faz as delícias de quem fantasiou durante toda a vida com personagens dos contos infantis. Já imaginou que ligações podiam ter Peter Pan e a Rainha Má? E Maléfica com Ariel, a Pequena Sereia? São 7 temporadas para ver no serviço de streaming que contam com as participações de Joana Metrass e Joaquim de Almeida.

A atriz que integra o elenco adicional da quinta season contou ao Fantastic que tudo isto «foi completamente mágico», destacando o trabalho de equipa com os colegas. «Além de me ter divertido e aprendido muito, também é um projeto que me diz bastante pois usa o entretenimento com o objetivo de passar uma mensagem, o meu tipo de projetos preferido», realça a atriz nacional que soma cada vez mais projeto além fronteiras e que em breve vai estrear o filme Masquerade com Bella Thorne.

Numa série que usa a história de Branca de Neve como bússola para navegar sobre Storybrooke, a cidade onde os personagens de contos de fadas vivem sem saberem quem são na realidade, o protagonismo cai sobre Ginnifer Goodwin, Lana Parrilla e Jennifer Morrison com personagens muito mais poderosas do que plot deixa antever. «Neste caso, esta é uma série super feminista, que pretende mudar a maneira como as histórias para crianças são contadas tradicionalmente, pondo as mulheres num papel de força», confirma Joana Metrass que na história deu vida a Guinevere, a esposa de Rei Arthur, quando a cruzada dos protagonistas se centra em Camelot e na lenda de Excalibur.
As curiosidades são mais que muitas, numa trama que mudou o paradigma e a imagem da fantasia na forma e conceito como é representada em TV. A artista partilha connosco qual foi o seu momento favorito e ainda nos dá a conhecer um pormenor que alguns fãs podem não conhecer: «Foi a primeira vez que a Branca de Neve teve permissão oficial da Disney para ter uma espada, por exemplo. Isto são grades passos para o imaginário coletivo das crianças. Para além disto, adorei usar aquelas roupas, viver naquele mundo do fantástico e foi sinceramente uma das melhores e mais carinhosas equipas com quem alguma vez trabalhei».

Mas não é a única a representar Portugal na série. Joaquim de Almeida também se envolveu com as histórias de fadas, bruxas e duendes em 2013 e apesar da sua participação durar apenas um episódio representa uma importante conexão na vida de duas das vilãs, Regina e Cora. Edward Kitsis e Adam Horowitz foram os responsáveis pelos 156 capítulos desta aventura.


MARIA JOÃO BASTOS em O MECANISMO
Assinado por José Padilha, criador da série Narcos e do filme Tropa de Elite, O Mecanismo é um drama político que relata a investigação do processo da Operação Lava Jato numa adaptação livre, mas mantendo-se fiel aos acontecimentos que afetaram o Brasil em 2014 depois de serem emitidos mais de mil mandatos que ditaram uma crise político-económica no país e danos graves que perduram até hoje.

A trama conta com duas temporadas, a mais recente estreou a 10 de maio de 2019 e conta com a participação da atriz nacional numa boa coincidência, já que a atriz «já era fã da primeira temporada», conforme confirma ao Fantastic.

Maria João Bastos, que no Brasil já integrou o elenco de Boogie Oggie e mais recentemente foi Letícia em Novo Mundo, dá corpo a Maria Pia em O Mecanismo numa participação que se estende por quatro capítulos ao longo da sequência de 8 episódios que compõem a season. «Foi uma experiência incrível trabalhar com toda a equipa, os diretores e os atores que tanto admirava e além disso fazer um projeto para maior plataforma de streaming do mundo», revela a interprete.

A atriz confessa-se «muito feliz» com a oportunidade, mas com a responsabilidade de ter um elevado número de espectadores do seu trabalho. «É um alcance de uma enorme dimensão, a série O Mecanismo é exibido em 153 países. É muito impactante saber que o nosso trabalho vai ser visto em todo o mundo por milhares de pessoas», garante ao nosso site.

A título de curiosidade, Maria Pia é uma figura real, casada com um dos envolvidos no processo, Richard Brecht. Nesta obra de adaptação livre à realidade verídica ganhou nacionalidade portuguesa depois de Maria João Bastos ter vencido o casting para o papel. Em breve, a artista que ainda está no ar em A Espia e interpretou Olívia em Na Corda Bamba, vai regressar ao trabalho numa nova série.

A próxima semana reserva-nos um livre-trânsito por uma estreia, um sucesso, e uma série que ainda está em exibição. Vamos ficar a conhecer a experiência de dois atores numa produção que chega em setembro à Netflix, abordamos as recentes participações nacionais no sucesso Blacklist e deixamos espaço para voltarmos a citar o nome de Pepê Rapazote neste especial. Lê tudo, no próximo sábado no Fantastic.