Header Ads

Atores Portugueses na Netflix, Sabe Onde Encontrá-los! [PARTE 1]


Uma semana depois de a Netflix ter assinado uma parceria com o Instituto do Cinema e Audiovisual da qual vão surgir vários projetos portugueses, o Fantastic passou em revista o catálogo do serviço de streaming e entregamos uma lista de produções que contam com atores portugueses a brilhar além-fronteiras. Entre pequenas participações e honras de protagonista, são mais de uma dezena de nomes para acompanhar em filmes e séries com a marca da Netflix.


DINARTE DE FREITAS em STRANGER THINGS
Esta é daquelas séries que dispensa apresentações, no catálogo da Netflix, Stranger Things conseguiu o pódio de produção mais assistida pelos utilizadores desde o ano de estreia, em 2016. Aquilo que poucos podem ter reparado é que há um ator português num dos seus 33 episódios.

Dinarte de Freitas tem a honra de abrir o sexto episódio da última temporada lançada em 2019. Na cena em questão, o ator interpreta um vendedor de Cachorros Quentes e revelou ao Fantastic que este projeto foi «especial» e um grande motivo de «orgulho».

A trama que inicialmente acompanha a interação entre uma rapariga com poderes sobrenaturais e um grupo rapazes com 12 anos, enquanto vários fenómenos paranormais acontecem é recheada de mistério, mas, também de um revivalismo dos “dourados” anos 80. «Stranger Things, é um dos poucos fenómenos que ficam para a história, neste caso de uma plataforma streaming como a Netflix. Podemos contar pelos dedos as séries que marcaram de uma forma cultural e a nível mundial uma geração. O sucesso da série contribuiu para um revivalismo e um saudosismo de uma época e de um estilo passado como os anos 80 e fazer parte de uma série de prestigio neste contexto é um orgulho», afirma Dinarte que já se tinha aventurado nas séries internacionais com The Gifted e que destaca o quão diferente é trabalhar num projeto de orçamento elevado. «Na minha cena em particular construíram um cenário real com uma feira popular e elementos pertencentes aos anos 80, tive direito a um trailer e uma cadeira».

A trama trouxe Winona Ryder de volta para as luzes da ribalta num elenco que soma cada vez mais projetos no pequeno e grande ecrã. Aos colegas de contracena o artista nacional não poupa elogios e ainda deixa uma proposta: «Trabalhar com o ator Cary Elwes e toda a equipa foi excelente e gostaria de um dia regressar à série. Quem sabe o vendedor de cachorros quentes poderia na verdade ser um espião russo disfarçado»


LÍDIA FRANCO em 6 UNDERGROUND
Michael Bay, o nome por detrás da franquia Transformers, mas que produziu também Quiet Place e Armageddon, estreou-se no serviço de streaming aos comandos de 6 Underground e levou consigo a veterana atriz nacional de 75 anos.

Protagonizada por Ryan Reynolds, a película recheada de ação e efeitos especiais acompanha a jornada de um grupo de bilionários que fingem a própria morte e criam uma equipa que promete mudar o mundo e libertá-lo do crime. Na trama Lídia dá vida a Maria, a mãe de um dos integrantes do núcleo principal, que luta contra o alzheimer enquanto o seu filho arrisca a vida para provar que ela se pode orgulhar dele.

A experiência parece ter sido inesquecível para a intérprete que em conversa com o Fantastic recordou as boas condições de trabalho. «Foi ótimo. Ainda por cima em Florença! O problema é que a minha limousine e a minha autocaravana eram tão grandes que me perdia dentro delas!». A oportunidade surgiu através da iniciativa Passaporte, um projeto criado por Patrícia Vasconcelos em 2016 e que procura exportar alguns dos nossos talentos para o estrangeiro.

Acompanha amanhã, dia 10 de maio, a segunda parte deste especial que vai dar a conhecer durante os próximos fins-de-semana as produções em que poderemos encontrar atores nacionais. White Lines será o tema da próxima edição com declarações de Rafael Morais sobre a sua participação nesta nova aposta original da Netflix. 

Ricardo Neto