Header Ads

Welket Bungué nomeado para os Prémios Lola da Academia Alemã de Cinema

Foto: Divulgação
O ator luso-guineense Welket Bungué, protagonista do filme Berlin Alexanderplatz, está nomeado na categoria de Melhor Interpretação Masculina aos Prémios Lola, da Academia Alemã de Cinema.

O filme realizado por Burhan Qurbani teve estreia na última edição do Festival Internacional de Berlim e está nomeado em onze categorias, entre elas 'Melhor Filme' e 'Melhor Realização', nos Lola.

"É surpreendente que o Berlin Alexanderplatz tenha onze nomeações porque se produziram muito bons trabalhos na Alemanha no ano passado", explicou o ator à agência Lusa. "As reações foram muito positivas, isto significa muito para a nossa equipa. Eles arriscaram muito ao retratar o filme sob esta perspetiva nova, dando o protagonismo a um afrodescendente que entra na Europa clandestinamente", contou Welket Bungué.

Neste filme, Welket Bungué interpreta Francis, um refugiado que chega à Europa depois de um violento naufrágio, falando, ao início, inglês e apenas algumas palavras de alemão. "É preciso valorizar, porque poucos são os países que conseguem formar artistas para que possam ter esta transversalidade e sejam multifacetados desta maneira", acrescentou o ator, que foi também nomeado para o Urso de Prata para melhor ator na Berlinale.

Os Prémios Lola serão entregues a 24 de abril, numa cerimónia que decorre online. Em competição na mesma categoria que Welket Bungué estão também Jan Bülow, pelo seu papel em Lindenberg! Mach dein Ding e Albrecht Schuch pela interpretação em Systemsprenger.