Header Ads

"Inspector Max" estreou há 16 anos na TVI


Foi a 14 de março de 2004 que estreou na TVI a série policial Inspector Max. O sucesso foi imediato e a produção portuguesa tornou-se num dos produtos de ficção mais populares de sempre da televisão portuguesa. Atualmente, a série continua a ser emitida pela estação em reposição nas manhãs de fim-de-semana.

A série tem como personagem principal um cão chamado "Max", que é encontrado pelos dois filhos do inspetor Jorge Mendes (Fernando Luís), Tiago (Afonso Maló Franco) e Catarina (Sara Butler). Jorge é um homem solitário, cuja mulher morreu, quando os filhos ainda eram pequenos, em virtude de um despiste de automóvel. Na sua casa vivem ainda os divertidos João (Ruy de Carvalho), Justina (Manuela Cassola) e Vasco (Diogo Ferreira).

Jorge trabalha no DIC de Setúbal, Departamento de Investigação Criminal. Da sua equipa fazem também parte os inspectores Sérgio (Rui Santos) e Graça (Fátima Belo). Mais tarde, o DIC de Setúbal é convidado para ir para o DECC (Departamento Especial de Combate ao Crime).

A chefe do departamento, Graça, depois de alguns casos resolvidos no DECC é convidada a integrar a Interpol. O lugar de chefe é ocupado por Teresa Henriques (Sílvia Rizzo). Max, Jorge e Sérgio, o melhor amigo e parceiro de Jorge, constituem o trio vitorioso.


As duas primeiras temporadas de Inspector Max foram exibidas entre 2004 e 2006, totalizando 104 episódios inéditos. Desde então, e até 2016, a TVI repetiu todos os episódios nas manhãs de fim-de-semana. A verdade é que, ao longo de dez anos, Inspector Max conseguiu ter sempre sucesso e foi consecutivamente o programa mais visto no seu horário.

Em 2016, a TVI voltou a apostar em episódios inéditos da série. Foram gravadas duas novas temporadas, com a história a desenrolar-se dez anos depois da versão original. Algumas personagens icónicas mantiveram-se na história - para além dos inspectores Jorge e Sérgio, também o avô João voltou ao pequeno ecrã - e a estas juntaram-se novos companheiros.

Dez anos depois, Jorge casou-se com Joana e assume agora outras funções na Polícia Judiciária. O velho Inspector Max reformou-se, já depois de ter sido pai de uma ninhada de cachorros da qual a família Mendes adotou um elemento ao qual deu o nome de Max Júnior. 

Joana (Patrícia Tavares) é uma jovem e brilhante advogada. Casou com Jorge e, juntos, tiveram um filho, o Manuel (André Carvalho). Joana entrou assim na vida e na casa dos Mendes acompanhada da sua filha de uma relação anterior. Francisca (Vera Pimentel) é uma miúda rebelde cuja entrada num ambiente familiar amplo não está a ser fácil, sobretudo com a chegada da adolescência. Sérgio Calado (Rui Santos) atravessa um período pessoal conturbado após o seu segundo divórcio, desta vez com Elisa Xavier (Gabriela Barros), uma médica com quem tem uma relação difícil de amor e ódio. Sérgio é agora o Inspector-Chefe do DIC, respondendo perante Jorge, mas comandando em campo os Inspectores da Brigada. 


O Avô João (Ruy de Carvalho) mora agora num apartamento próprio para dar mais “espaço” à nova família, mantendo uma relação divertida, “de gato e rato”, com Lucinda (Rita Salema), a nova empregada a tempo inteiro de casa, uma mulher muito positiva e animada. 

Catarina Mendes (Mariana Marques Guerra) e Tiago Mendes (Isaac Alfaite) são os filhos de Jorge. A primeira estudou ciências criminais em Inglaterra, já Tiago terminou o curso de Direito, ingressando de imediato na Polícia Judiciária Portuguesa. Lena Ribeiro (Madalena Brandão) e Jaime Silva (José Carlos Pereira) são dois dos investigadores da equipa do DIC (Departamento de Investigação Criminal). 

Até à data, foram para o ar 130 episódios inéditos de Inspetor Max. Em fevereiro e abril de 2019 foram emitidos os primeiros 10 capítulos da 4ª temporada, mas tratou-se apenas de uma exibição especial. A TVI tem ainda 3 episódios inéditos por exibir, não sendo conhecida para já a data de transmissão.