Header Ads

Cinema em Doses Curtas | O Mal e a Aldeia


O Mal e a Aldeia é a sugestão que o Fantastic apresenta neste Cinema em Doses Curtas. Esta tragicomédia realizada por Diogo Lima e David Serôdio, conta-nos a história de Rosa (Júlia Belard) e Pedro (Miguel Nunes), um casal de apaixonados, cuja vida é abalada pelos habitantes de Carrascos.

A história começa quando Pedro visita a sua amada Rosa e Pilar (Custódia Gallego), uma das velhas coscuvilheiras da aldeia, lança o boato de que a jovem está grávida. A partir daqui, os rumores vão passando de boca em boca, até chegarem a José Fontes (Bruno Rossi), o pai de Rosa, que não reage bem a esta informação.

Assiste à curta-metragem na íntegra:


O Mal e a Aldeia: Análise do Filme 

Composta por um elenco que varia entre caras consagradas e jovens atores, O Mal e a Aldeia é uma comédia portuguesa que pode ser considerada um retrato caricaturado de muitas aldeias do nosso país. O trabalho de construção das personagens e o ritmo dado à história são os dois pontos principais deste filme.

A realização é competente, mas o trabalho de direção de arte de Joana Rocha ganha especial destaque, pela forma como todo o ambiente visual caracteriza tão bem as histórias e as gentes do nosso país. As cores quentes, o espaços decorados como nas festas típicas de aldeia e o contraste com as roupas escuras das velhas viúvas que julgam saber tudo sobre os vizinhos, fazem com que todos os pormenores de O Mal e a Aldeia sejam apreciados de uma forma cuidada.
 
Destaque ainda para os planos em que alguns populares participam, como não atores, trazendo à história o lado realista e natural da ideia de pequena aldeia. Aqui, a estrutura fílmica é desconstruída e a última cena da curta termina, inclusivamente, com o “desmanchar” de Custódia Gallego, quando vemos a personagem Pilar a “regressar ao mundo dos vivos”. 

Seria impossível não referir a banda sonora, tão característica em O Mal e a Aldeia e que, mais do que um complemento, acaba por se tornar num elemento da narrativa, introduzindo ainda mais ritmo à mesma - sobre tudo na sequência final.  


Por André Pereira