Header Ads

Cinema em Doses Curtas | Amélia & Duarte


Nesta edição do Cinema em Doses Curtas, apresentamos Amélia & Duarte, um dos filmes portugueses mais premiados nos festivais em 2015 e 2016.

Vê a curta-metragem na íntegra:


Amélia & Duarte: A história

Amélia & Duarte é uma animação que conta a história de Amélia & Duarte, duas pessoas que se separaram e estão a tentar lidar com os sentimentos que vêm depois do final de uma relação. A história da separação é contada de forma surreal. Nesta curta-metragem, o relacionamento dos dois tem a forma de uma caixa de arquivo e o seu conteúdo ilustra a história sobre o seu fim. Ao longo de aproximadamente oito minutos, somos conduzidos pelas várias formas como ambos lidam com a separação como eles tentam dividir, destruir e apagar as memórias de cada um.

O filme é feito através de duas técnicas de animação - pixilação e stop-motion - e tem uma ambiência Technicolor da década de 50, retratando não só o surrealismo das ações dos protagonistas, mas também proporcionando uma impressão cromática irónica sobre o fim do amor.

Escrito, animado e realizado por Alice Guimarães e Mónica Santos, o filme é protagonizado por Gilberto Oliveira e Sara Costa.

Amélia & Duarte é produzido por Abi Feijó e pela Ciclope Filmes em parceria com Thomas Meyer-Hermann e a Studio Film Bilder. A fotografia é de Manuel Pinto Barros, a montagem de Martha Ewa Wojakowska, a música de Pedro Marques e o som ficou a cargo de Jürgen Swoboda.

Por André Pereira