Header Ads

"Deslizes" é o novo single de Marta Carvalho. "Esta música é um ponto de viragem na minha vida"


Foto: Direitos Reservados
Marta Carvalho tem 21 anos. Aos seis, descobriu que o palco era o seu lugar. Estudou música e tocou durante cinco anos em orquestras. Foi finalista do The Voice Portugal e criou um canal do youtube que, em 2019, conta com mais de 26 mil subscritores. A 19 de setembro lançou o seu single “Deslizes”, que, segundo a própria cantora, é “um tema upbeat, com personalidade, identidade, e que tem um discurso intenso e um songwriting bastante direto sem perder as suas metáforas”.

Nos últimos tempos, Marta Carvalho passou pela experiência de “escrever para outros, produzir, e lidar com a indústria de frente”, o que a fez “perceber os pontos a favor, os riscos, as fragilidades e as potencialidades”. A cantora continua, dizendo que tudo isso lhe deu, também, tempo para amadurecer a sua “escrita, a presença em palco, e a interpretação ao cantar também.”

Em declarações exclusivas ao Fantastic, Marta diz-se agora preparada e considera-se “uma artista muito mais completa” devido a todas as pessoas com quem trabalhou. O seu objetivo passa, também “por impulsionar a música portuguesa”. Já o fez, primeiro “através de songwriting para outros artistas”, mas agora, atinge este seu propósito com o seu próprio lançamento.


O single “Deslizes” é, segundo Marta Carvalho, muito próximo daquilo que é a sua personalidade. “Este single é um cartão de chegada. Sou eu. Após tantos anos a vencer adversidades sozinha, a estudar música, a melhorar todos os dias, o ‘Deslizes’ é para mim um ponto de viragem na minha vida. No entanto, é apenas a ponta do véu de tudo aquilo que tenho para mostrar, tanto ao nível estilístico, como ao nível do songwriting e interpretação”, explicou a intérprete ao nosso site.

“Deslizes” já está disponível em todas as plataformas digitais e conta ainda com um videoclip disponível no youtube, realizado por Cláudia Batalhão. E esta é uma música que começou a ser escrita há alguns anos, quando Marta começou a sua “fase de compositora”. Por isso mesmo, para a cantora do Porto, “faz todo o sentido que seja o primeiro” no seu lançamento, uma vez que “há toda uma lógica e uma sequência” ligadas ao seu crescimento “como songwriter e produtora”, o que se reflete “música a música, lançamento a lançamento”. 

Tecnicamente falando, Marta revela que "Deslizes" teve várias versões. “Tanto a nível de produção como de songwriting. Porque eu considero que as próprias músicas passam por fases, e crescem, como se de uma vida se tratasse. E a versão final é que se reflete mais comigo e com a minha personalidade neste momento”, explicou.

Foto: Manuel Lino
Para produzir esta canção, Marta Carvalho passou por várias etapas. “Gravei as minhas vozes todas, escolhi takes, co-produzi o tema com o incrível SuaveYouKnow que soube materializar tão bem a minha visão nesta música, e sinto-me grata por poder trabalhar com pessoas tão talentosas. É inspirador”, revelou. Marta espera que todos se identifiquem com o tema, até porque “o ‘Deslizes’ já está disponível em todo o lado.

Podes ouvir o tema nas plataformas digitais e acompanhar o trabalho de Marta Carvalho em:



Texto: Joana Sousa e André Pereira 
Agradecimentos: Marta Carvalho e Universal Music 
Setembro de 2019