Header Ads

Fora de Casa | Especial Carnaval



Nesta edição especial do Fora de Casa, conheça algumas das propostas para o Carnaval 2019.





Resultado de imagem para carnaval madeira 2019
(imagem Visit Madeira)

MADEIRA

O Carnaval arranca oficialmente na sexta-feira que antecede o Entrudo, e só termina na terça-feira de Carnaval, contagiando toda a ilha com a intensa animação vivida. 
O Funchal amanhece, na sexta-feira, ao som de bandas filarmónicas e marchas carnavalescas que levam a boa disposição a toda a baixa da cidade prosseguindo, à noite, com espetáculos na Praça do Município durante cinco dias consecutivos. 
Na noite de sábado é a vez do grande cortejo alegórico sair à rua. Após percorrerem um itinerário pela cidade, concentram-se na Praça do Município que, num ambiente mágico de sons e fantasias, é animada por um baile. 
Na terça-feira de Carnaval é o dia em que o Funchal explode de boa disposição. À tarde, foliões irreverentes provenientes de todos os cantos desfilam perante a multidão que é contagiada por este ambiente de caricatura - é o cortejo trapalhão.




Resultado de imagem para circo selfie loule 2019
(imagem AlgarEvents)

LOULÉ

"O Circo Selfie" é o mote para mais uma edição do Carnaval de Loulé que, nos dias 3, 4 e 5 de março, regressa à Avenida José da Costa Mealha.
Brincadeira, folia e sátira são os ingredientes da festa mas este ano a organização vai apostar em algo bem mais sério e que está na ordem do dia: tornar este evento mais sustentável do ponto de vista ambiental.
A ideia da organização é transformar aquele que é já conhecido como o "sambódromo louletano" num circo gigante ao ar livre, com muitos artistas, trapezistas, palhaços, malabaristas, domadores e todos aqueles que fazem parte deste espetáculo.
Os 14 carros alegóricos, tripulados pelos clubes e associações do concelho e escolas de samba, bem como todos os elementos apeados, bailarinas de samba, animadores, cabeçudos, gigantones e uma fanfarra, num total que ascende a 600 figurantes, trazem o mundo mágico do circo ao corso, com muita sátira política, social e desportiva que é, de resto, uma das características do desfile louletano.




Resultado de imagem para CARNAVAL DE SESIMBRA 2019
(imagem C. M. Sesimbra)

SESIMBRA

O Carnaval é um dos momentos altos na vila de Sesimbra. Os desfiles das Escolas e Grupos de Samba, que juntam centenas de participantes, são dos mais elaborados do país e assumem-se como o principal destaque do programa.
O Carnaval de Sesimbra inclui também os desfiles das escolas do concelho, que reúnem centenas de crianças, um concurso infantil de máscaras e o já tradicional desfile de palhaços, um dos maiores do mundo.
As tradições marcam também presença por estes dias com as cegadas, teatros de rua que se fazem há mais de 100 anos, as cavalhadas, e o enterro do bacalhau, que marca o fim da folia.




Resultado de imagem para loures 2019 carnaval
(imagem Jornal de Mafra)

LOURES

De 2 a 6 março, as ruas da cidade de Loures voltam a encher-se de cor e alegria para celebrar um dos maiores e mais antigos carnavais da região de Lisboa.
"Arte e Fantasia" será o tema do Carnaval de Loures 2019, que tem o seu ponto alto, nos dias 3 e 5 de março, com os Desfiles Carnavalescos que, este ano, contam com 15 carros alegóricos e 1850 figurantes a animar as ruas da cidade.
No dia 2 de março, no Pavilhão paz e Amizade, terá lugar o Baile de Receção e Apresentação dos Reis do Carnaval 2019, com a atuação da Banda Sinal e dos Dj’s Cromos da Noite.
A animação musical continua, no dia 4 de março, com o Baile Trapalhão, onde cada folião é convidado a trazer um disfarce divertido.
Para terminar, no dia 6 de março, a despedida e leitura do testamento do "Rei Momo", no Enterro de D. Ocarário XLVI, a partir das 20 horas, com início no Largo 4 de Outubro e cortejo fúnebre até ao Parque Adão Barata, em Loures.
A entrada no corso é livre.




Resultado de imagem para carnaval de sines 2019
(imagem C. M. Sines)

SINES

Sines é uma das cidades portuguesas com maior tradição carnavalesca, e o Carnaval de Sines mistura o espírito satírico e a criatividade dos portugueses, com o brilho e a energia do Carnaval do Brasil. para criar um espetáculo vibrante. 
De sexta-feira, 1 de março, a quarta-feira, 6 de março, a folia do Carnaval de Sines está de volta, com desfiles na Avenida General Humberto Delgado, bailes no Pavilhão dos Desportos e animação no centro histórico.




Carnaval De Torres Vedras
(imagem Ticketline)

TORRES VEDRAS

É já no dia 1 de março que vai arrancar o Carnaval mais português de sempre. 
De 1 a 6 de março, tirem-se as bandeiras do baú e saiam à rua os foliões e as folionas, os Tugas e as matrafonas e de mão ao peito cantem numa só voz o hino desta nação: o Samba da Matrafona.
Este ano o Carnaval de Torres Vedras, cujo tema deste ano é “Made in Portugal”, para além de ser um evento onde a folia assume o papel principal, vai também ser um Eco Evento.
De modo a ser um evento sustentável, várias medidas foram tomadas pela Câmara Municipal de Torres Vedras em conjunto com a Valorsul. O objetivo é que o Carnaval deste ano tenha uma pegada ecológica ainda mais reduzida que nos anos anteriores.




Resultado de imagem para carnaval ovar 2019
(imagem Carnaval de Ovar)

OVAR

O Carnaval de Ovar é um dos maiores acontecimentos turísticos da região atraindo, anualmente, centenas de milhares de visitantes.
A Festa atinge o seu apogeu nos Desfiles de Entrudo (Domingo Gordo e Terça-feira de Carnaval) e na Noite Mágica (Segunda-feira de Carnaval) durante a qual a cidade é literalmente invadida por foliões de todo país, e as suas ruas pelo colorido, fantasia, ritmo, o humor e alegria.




CARNAVAL LUSO-BRASILEIRO DA BAIRRADA 2019 | MEALHADA
(imagem Coolture)

MEALHADA

A Mealhada recebe o Carnaval Luso Brasileiro da Bairrada, de 3 a 5 de março, contando com Igor Marchesi e Inês Simões, como Reis do Carnaval.
Os corsos carnavalescos acontecem a 3 e 5 de março.
A Tenda Noturna não faltará, e a grande novidade será a realização de um desfile noturno, a 4 de março.


Fora de Casa - Edição 107
Por Marta Segão