Header Ads

Segunda Opinião | "Você na TV" vs. "O Programa da Cristina": a nova 'guerra das manhãs'

Imagem: TVI

Ela chama-se Cristina e veio da Malveira. Chegou à televisão portuguesa em 2002, mas foi em 2004 que se juntou a ele. Ele chama-se Manuel e em 2019 celebra 40 anos de carreira. A dupla maravilha, que durante 14 anos se tornou imbatível na TVI separou-se. De colegas a rivais, esta é a história de Cristina Ferreira e Manuel Luís Goucha.

Quando, a 22 de agosto, a notícia de que Cristina Ferreira trocaria a TVI pela SIC chegou à imprensa, muitos não acreditaram. Na verdade, a transferência do ano caiu como uma “bomba” no panorama audiovisual português. Porque “em equipa que ganha não se mexe”, seria expectável que a dupla do Você na TV! se mantivesse no ar, junta, durante mais alguns anos. Mas tal não viria a acontecer.

Aquela que é, atualmente, a mulher mais influente da televisão portuguesa achou que seria a hora da mudança. Arriscou tudo, trocou 15 anos de sucesso na TVI, por um novo projeto na SIC. Porque Cristina Ferreira é mais do que televisão. 

A apresentadora prepara-se para estrear a 7 de janeiro um novo programa nas manhãs da SIC. O Programa da Cristina passa a fazer companhia aos portugueses de segunda a sexta, às 10h da manhã. A apresentadora estará sozinha – algo que só acontecera uma vez na TVI, na condução de Dança com as Estrelas – e poderá agora trazer o formato que sempre sonhou apresentar. 

O cenário do programa é uma casa – com todas as divisões e objectos a que tem direito – algo diferente do que se costuma fazer no daytime em Portugal. Certo que a ideia base de Cá Por Casa, apresentado por Herman José na RTP1, é a mesma, mas o programa do humorista tem outros moldes e tem vindo a ganhar uma identidade própria, bem diferente daquela que se espera de O Programa da Cristina. 


Imagem: SIC

Enquanto a eterna “saloia da Malveira” se muda de malas e bagagens para a estação de Carnaxide, Manuel Luís Goucha mantém-se em Queluz e ganha uma nova parceira. Ao Manuel juntou-se uma Maria, naquela que será a nova era do Você na TV!. O nome mantém-se, a cara masculina também, mas o resto muda. Novo cenário, nova imagem, novos conteúdos e uma nova apresentadora: Maria Cerqueira Gomes. A cumplicidade entre os dois existe, o público está curioso com a Maria e, a verdade, é que o formato parte com uma grande vantagem: a liderança de audiências e fidelização dos espectadores. 

Maria Cerqueira Gomes vem do Porto Canal, onde apresenta formatos diários em direto há 12 anos – tendo sido Olá Maria!, o seu último trabalho no canal temático. A apresentadora do norte tem 35 anos e junta-se agora a Goucha para trazer um Você na TV! ainda mais animado e dinâmico do que o anterior. 

O objetivo é claro: derrotar Cristina Ferreira nas audiências e assegurar a continuidade da liderança da TVI em 2019. “Amigos, amigos, negócios à parte”, já dizia o ditado. E esta parece ser máxima desta que será a “guerra televisiva” mais esperada do próximo ano. Cristina Ferreira ou Manuel Luís Goucha, quem sairá vencedor?

Segunda Opinião - 137ª Edição 
Uma rubrica em parceria com o
http://diario-da-tv.blogspot.pt/