Header Ads

"Sob Pressão". 20 anos depois, ficção da Globo regressa à RTP


Estreia dia 1 de dezembro, na RTP1, às 23h30, a série Sob Pressão. A produção brasileira acompanha a agitação que se vive diariamente na urgência de um hospital no Rio de Janeiro e marca o regresso da ficção da Globo à RTP, vinte anos depois.

Nesta série vamos conhecer um serviço de urgência, num hospital dos subúrbios do Rio de Janeiro, que vive num caos e onde falta todo o tipo de recursos. Mas onde uma equipa de médicos dá o seu melhor diariamente, apesar de alguns deles viverem grandes conflitos pessoais e muitas vezes agravados pelas dificuldades da profissão e dos dramas que muitos dos doentes enfrentam. Todos os dias a sua missão é a heroica tentativa de salvar vidas.

A ação centra-se em Evandro e Carolina, dois médicos cirurgiões e parceiros de trabalho, que têm como elemento de união o desejo de salvar vidas e por isso lutam diariamente  para encontrar o equilíbrio, mental e emocional,  da sua equipa médica. 

É neste ambiente que irão enfrentar as inúmeras dificuldades para lidar com histórias tocantes que chegam ao hospital, envolvendo desde o abuso de crianças, o transplante de órgãos, a violência contra as mulheres e a Sida.

Evandro (Júlio Andrade) é o cirurgião-chefe do hospital. Um profissional de talento incomparável, viciado no trabalho e em medicamentos. Deprimido, pois ainda não ultrapassou a morte da mulher Madalena (Natália Lage), que morreu no seu turno numa cirurgia de emergência. 

Frio, objetivo e emocionalmente distante, prioriza a saúde e a vida dos seus pacientes. Carolina (Marjorie Estiano) é o seu oposto. Sensível, religiosa e emotiva, a cirurgiã vive martirizada com os conflitos internos de moral e ética. Mas como Evandro, esconde um segredo.

Sob Pressão conta com 9 episódios e foi gravada em ambiente real, produzida pela Globo e Conspiração, com realização de Andrucha Waddington e Mini Kerti e argumento de Jorge Furtado, Lucas Paraizo, Antonio Prata e Marcio Alemão. 

No elenco encontramos atores como Júlio Andrade, Marjorie Estiano, Stepan Nercessian, Bruno Garcia, Tatsu Garcia, Orã Figueiredo, entre outros, e com destaque para a participação de dois atores portugueses Isabél Zuaa e Diogo Mesquita.