Header Ads

RTP2 estreia "As Mil e Uma Noites, Volume 2 - O Desolado" este sábado



Realizado por Miguel Gomes, "O Desolado" é o segundo tomo de uma trilogia que se completa com "O Inquieto" e "O Encantado". As Mil e Uma Noites, Volume 2 vai para o ar este sábado, dia 19 de novembro, às 00h27.

Num País Europeu em crise, Portugal, um realizador propõe-se a construir ficções a partir da miserável realidade onde esta inserido. Mas incapaz de descobrir um sentido para o seu trabalho, foge cobardemente, dando o seu lugar à bela Xerazade. 

Ela precisará de ânimo e coragem para não aborrecer o Rei com as tristes histórias desse país. Com o passar das noites, a inquietude dá lugar à desolação e a desolação ao encantamento. Por isso Xerazade organiza as histórias que conta ao Rei em três volumes. Começa assim: "Oh venturoso Rei, fui sabedora de que num triste país entre os países...".

As Mil e uma Noites, cuja estreia aconteceu em maio na Quinzena dos Realizadores de Cannes, tem a duração de seis horas e está dividido em três volumes autónomos. O Inquieto, O Desolado e O Encantado são os títulos dos três filmes em que se divide a trilogia de Miguel Gomes.

"O Desolado" foi o filme escolhido pela Academia Portuguesa das Artes e Ciências Cinematográficas como candidato de Portugal à nomeação para a categoria de Melhor Filme Estrangeiro na 88ª edição dos Óscares, em 2016.