Header Ads

"A Regra do Jogo", de Jean Renoir, este sábado na RTP Memória


O filme de 1939 é exibido este sábado, às 15h00, na RTP Memória. A Regra do Jogo mostra a frivolidade da França à beira da ocupação nazi, num dos mais celebrados filmes franceses de sempre

O aviador André Jurieu atravessa o Atlântico em 23 horas no seu monoplano e dedica o seu feito a Christine, a mulher por quem está apaixonado. Christine é casada com o marquês Robert de Chesnaye, que tem por seu lado uma amante, Geneviève. 

Octave, o grande amigo de André, consegue que Christine e o marido convidem André para um fim de semana no palácio de Colinière en Sologne, onde vão caçar na companhia de alguns amigos. Para além dos aristocratas e burgueses, os criados também se reunem no palácio, e assim Lisette, a criada de quarto de Christine, reencontra o seu marido, o guarda caça Shumacher. 

Christine fala a todos da sua grande amizade por André e a criadagem comenta os comportamentos dos patrões ao longo do fim de semana. Christine surpreende o marido com a amante e revela a André que quer partir com ele. 

Entretanto Schumacher persegue furioso um criado que tentou seduzir Lisette e o marquês bate-se com André ao descobrir as suas relações com a mulher. Após várias peripécias e amargos equívocos André é morto pelo ciumento guarda caça.

Um filme histórico de Jean Renoir onde ele próprio assume o truculento papel de Octave, ao lado de um elenco dominado pelas presenças de Marcel Dalio, Nora Gregor e Julien Carette.