Header Ads

"Trumbo" estreia na Passagem de Ano no TV Cine 1


Ninguém tem o direito de nos dizer como escrever, agir, orar, falar, votar, protestar, trabalhar, amar, falar, criar ou pensar. É este o mote de Trumbo, de Jay Roach, que conta a história verdadeira de James Dalton Trumbo, um dos mais talentosos e bem-sucedidos argumentistas de Hollywood.

James Dalton Trumbo  (Bryan Cranston) era já um dos argumentistas de Hollywood de maior sucesso no final da década de 1940 e estava prestes a tornar-se também no mais bem pago. Até ao dia em que foi chamado a uma comissão parlamentar liderada pelo conservador Senador Joseph McCarthy, para responder sobre alegadas simpatias comunistas. Trumbo acabou por ser condenado a uma pena de prisão. Quando abandonou a cela entrou para a chamada lista negra de Hollywood, que incluía todos os suspeitos de simpatias comunistas. 

Trumbo foi colocado de lado pelos seus amigos e pelos colegas de trabalho, vendeu a sua casa de sonho e teve que quase recomeçar do zero. Mas nunca desistiu e nunca se vergou perante a censura e o preconceito. Continuou a escrever argumentos para filmes e foi responsável, como escritor fantasma, pelo argumento oscarizado de Férias em Roma (1953), de William Wyler, e de O Rapaz e o Touro (1956), de Irving Rapper (prémios que acabou por receber mais tarde), até que duas estrelas de Hollywood ajudaram a restabelecer a imagem pública de Trumbo. Esta é a história de um homem que nunca se vergou nem nunca renegou aquilo em que acreditava. 

Trumbo estreia no último dia do ano, 31 de dezembro, sábado, às 21h30, no TV Cine 1.