Header Ads

Especial "Morangos com Açúcar - O Filme" • Entrevistas Exclusivas


Morangos Com Açúcar – O Filme é a película inspirada na série juvenil da TVI. Foi um sucesso de bilheteira e é o sétimo filme nacional mais visto de sempre, segundo os dados do ICA.

O Fantastic recorda as entrevistas exclusivas realizadas aos atores desta produção que chegou ao cinema em agosto de 2012.

 
Para falarmos sobre Morangos com Açúcar - O Filme estivemos à conversa com Guilherme Filipe, ator que interpretou Rogério Sapinho, uma das personagens mais emblemáticas de sempre da história dos Morangos.

Em exclusivo para o Fantastic, o ator contou-nos como foi voltar a intepretar este professor tão caricato, sete anos depois.

"Esta participação no filme representa mais um apontamento de memória do Professor Sapinho, do que uma história típica dessa personagem. Foi, por isso, mais uma maneira de matar saudades para alguns e de partilhar o divertimento com os mais novos na série com quem nunca cheguei a trabalhar", começa por explicar


Sobre o papel da sua personagem nesta produção cinematográfica, Guilherme Filipe é conciso mas deixa no ar a curiosidade: "Sapinho e o seu eterno mau feitio só pode meter água. E mais não digo. Vejam porquê".

Numa altura em que Morangos com Açúcar chegava ao fim depois de nove temporadas da série, o ator destacou a importância deste fenómeno na formação de novos atores. "No princípio não foi tanto a marca, mas sim um projeto de constituição de uma escola de formação de atores para televisão e de uma série de longa duração destinada ao público juvenil", começa por dizer.

Apesar disso, Guilherme Filipe concorda que o sucesso dos 'Morangos' rapidamente saltou do pequeno ecrã. "Com o tempo e a projeção do produto gerou-se a marca que se tornou num aspecto comercial muito mais abrangente do que a ideia inicial, demonstrando a faceta industrial que uma cadeia de televisão representa", concluiu.

O ator que dá vida a Rogério Sapinho diz que os espetadores não podem perder o filme porque "é uma história de amigos bem contada, bem interpretada, com boa música e excelentes vozes, um final feliz para nove anos de vida ininterrupta e de satisfação para pais e filhos".

 

Catarina Siqueira, a atriz que dá vida à personagem, começou a sua carreira em Morangos com Açúcar, em 2011. A Anabela da trama passou do pequeno para o grande ecrã e Catarina comentou a evolução da personagem. 

"Voltar a vestir a pele da Anabela foi muito bom. Um ano depois, a Anabela estará um pouco diferente. Mais crescida, mais madura", começa por dizer a atriz, que realizou um trabalho de pesquisa de forma a reconstruir a sua personagem. "Confesso que perdi algumas horas para recuperar a personagem. Revi episódios, fotos, todo o material que tinha sobre a Anabela, para que um ano depois, nada ficasse muito distante daquilo que ela era". 

Catarina diz que voltar a vestir a pele da Anabela foi bastante bom, pois quando estava a gravar a sériecostumava dizer que "a Anabela era a minha melhor amiga. Passava MUITO tempo com ela. Foi óptimo reencontrá-la".

Relembre-se que esta personagem teve um papel importante num assunto que marcou a temporada oito, uma vez que a Anabela era gordinha e por isso algumas colegas gozavam com ele. Acabou por conseguir ultrapassar os seus medos com a música. Para Catarina, esta personagem foi importante para abrir mentalidades.
  
"A Anabela é realmente um exemplo para muitos jovens. A mensagem que ela pretende transmitir é simples e directa. Gostem de vocês pelo que são, não pelo que os outros acham que vocês devem ser. O importante é sentirem-se bem com vocês próprios. O que os outros pensam...não importa.", conclui a atriz.

Catarina diz que esta foi a primeira vez que participou num filme profissionalmente, apesar de já ter feito uma participação na longa metragem "9 Retratos", em 2006. "A experiência que já tinha tido em cinema, foi durante os meus anos de formação como atriz. Nunca tinha feito nada em cinema profissionalmente". 

Quanto às diferenças entre cinema e televisão, "também são muitas. O tempo de gravação para cada cena é muito superior quando se faz cinema. Televisão é tudo muito mais rápido, por exemplo."

Na altura em que o filme estreou, Hugo Sousa, revelou que o formato poderá voltar, mais tarde. Em relação a isso, Catarina acredita que ainda poderá acontecer. "Relativamente ao fim dos morangos, vamos ver o que vai acontecer... Nada é definitivo", deixa no ar a "Anabela" da trama.


 

Carolina Frias, a atriz que dá vida à personagem 'Alice', começou a sua carreira em Morangos com Açúcar. "A Alice cresceu muito... deixou de ser uma rapariga mimada, e na série de verão ela prova-o quando admite os seus erros, pede desculpa, e luta pelo que quer", começa por dizer em exclusivo ao nosso site.

Na antestreia do filme a atriz viu-se rodeada de fãs, diz ter ficado "bastante surpreendida", pois o resultado final do filme "está excelente, e os fãs não podiam ter dado mais apoio". Para Carolina, "foi muito bom sentir o carinho deles e sentir que eles gostam do nosso trabalho".

Em relação à atitude da personagem no filme, não vai mudar muita coisa. "A Alice no filme mostra-se mais madura, mas não muda muito da serie corrente", revela Carolina. Contudo, sabemos que a personagem volta a aproximar-se de "Ricardo", tal como aconteceu no início da série.


Outra das novidades vai ser o facto de Alice cantar no filme, uma vertente artística que também cativa Carolina Frias. "Eu gosto muito de representar e agora vou estudar teatro, mas no entanto sim, gostaria de ter uma experiência como nesta vertente artística, a de cantar".

Mais do que uma série, a 'Alice' da trama acha que esta foi uma verdadeira escola de talentos pois "formou uma geração, foram 9 anos de 'Morangos', portanto abrangeram muitas idades". Quando perguntámos a Carolina porque é que as pessoas deviam ir assistir ao filme, a atriz respondeu-nos com outras questões: "Quem é que não gosta dos Morangos com Açúcar? E quem não viu a série 1?". 

Por isso mesmo, os espetadores não podem, na opinião da atriz, perder a aventura final. "Os fãs e os curiosos vão querer ver o que aconteceu às personagens das outras serie e como se juntam todos... não podem deixar de ver esta aventura que é o filme Morangos com Açúcar", diz, em jeito de conclusão.

____________________

Apresentamos agora o filme, num vídeo que junta todos os trailers e teasers que foram criados.