Header Ads

"O Filho de Saul" estreia no TV Cine 2


O Filho de Saul, de László Nemes retrata a dor profunda de um pai obrigado a lidar com a morte do filho no campo de concentração e extermínio de Auschwitz, transportando-nos para a realidade da Alemanha nazi dos anos 40 do século XX.  

Em 1944, Saul Ausländer (Géza Röhrig), judeu de origem húngara, é prisioneiro no campo de concentração de Auschwitz, membro do Sonderkommando, o grupo de prisioneiros judeus isolados do acampamento e forçados a colaborar com os nazis nos extermínios em massa. Saul tem como tarefa retirar os valores das roupas dos corpos depois de mortos nas câmaras de gás, arrastar os cadáveres para fora do local e rapidamente esfregar o chão. A sua dor é diária, mas cumpre a tarefa de forma automática. Até que um dia se depara com o corpo do filho. 

Devastado, Saul vai buscar forças onde não as tem e passa a ter como objetivo de vida encontrar um rabi no campo que o possa ajudar a realizar uma cerimónia fúnebre de acordo com a liturgia judaica. Mas antes de chegar aí Saul tem que conseguir resgatar o corpo do filho ao destino de uma invasiva e destruidora autópsia e escondê-lo até encontrar um líder religioso judeu.

O Filho de Saul estreia a 10 de outubro, segunda-feira, às 22h, no TV Cine 2.