Header Ads

Saídos da Rádio | Belarmino


Seja bem-vindo a mais uma edição do Saídos da Rádio, a rubrica do Fantastic onde damos a conhecer novos talentos da música portuguesa. Nesta terceira edição da segunda temporada, Belarmino é o nosso convidado.


Belarmino ou BN como é conhecido, frequenta o último ano do curso de Direito, mas a música nunca deixou de o acompanhar. Sendo um rapper por natureza, mostra a sua versatilidade apostando na fusão de estilos. Desde muito cedo se dedicou à escrita, compondo todas as letras que canta.

ENTREVISTA
 

O Belarmino assume-se como um rapper por natureza, contudo no seu novo trabalho confirma a sua versatilidade. Que estilos podemos ouvir neste projeto?
Sim, assumo a versatilidade, mas não só por uma questão de mercado. Até porque se fosse por isso, faria exclusivamente Guetto Zouk. Sempre senti que tinha essa versatilidade comigo, se calhar também por ter crescido num país de várias tendências musicais. Nesta minha primeira compilação, trago estilos como o rap, guetto zouk, regaeton e também algumas fusões de estilos na produção de certos temas.

É estudante de Direito, contudo a música sempre fez parte da sua vida. Quando terminar os estudos, qual é o objetivo? Conciliar os dois mundos?
Se puder conciliar tanto melhor. Se não conseguir, optarei por ser feliz, simplesmente. A exercer direito ou a fazer música, isto só o futuro dirá. O objetivo é formar-me e estar preparado.

Para além de intérprete, é ainda compositor e autor das letras das suas músicas. Com que idade descobriu este gosto pela música?
Tinha 15 anos quando descobri o gosto pela composição e este foi crescendo durante a fase em que integrei uma label de hip-hop. O pessoal estava sempre a elogiar as minhas rimas e o conteúdo das minhas letras. Dentro da label, tínhamos pessoas mais experientes e mais velhas que eu. Porém, alguns destes pediam-me ajuda sempre que compunham as suas rimas e passei então a dar mais atenção a letras de artistas como Gabriel, o Pensador, SSP, Boss AC, MV Bill, entre outros.


Diva é o seu primeiro single do álbum que irá editar em breve. Essa Diva existe realmente? Em quem é que se inspirou?
Foi numa tarde de verão em 2015, quando eu escrevi o tema. Naquele dia vi muitos vídeos de músicas de verão e percebi que todos estavam a dizer as mesmas cenas nas músicas. Foi quando eu pensei na possibilidade de ir à praia e encontrar uma menina que não estivesse lá só para exibir umas pernas lindas, mas que, além disso, fosse uma verdadeira Diva. Aí, eu andava com ela de mãos dadas, os niggas punham "olhos grossos" nela e eu, completamente despreocupado, cantava a parte do refrão da música. (risos) Neste momento eu tenho uma Diva e é aquela que eu conheci no dia em que nasci, a minha querida Mãe.

Este tema trata-se de um reggaeton. Porque é que escolheu este género de música para lançar o seu mais recente projeto?
Escolhi o regaeton, pois tendo em conta o timing do lançamento do álbum, achei que relativamente ao Guetto zouk e ao Rap, é bastante mais alegre e indicado para o Verão.

Até agora, como tem sido a reação do público a esta Diva?
A reação tem sido boa e sinceramente acho que é um tema que merece chegar ao ouvido das pessoas.


O videoclip da música é realizado por Nuno Portugal, realizador de curtas-metragens premiadas em festivais. Acha que esta aposta na qualidade visual é cada vez mais importante para chegar ao público? Porquê?
Sim, o Nuno é um profissional muito bom e que me tem dado a mão sempre que preciso. Um vídeo é sempre um vídeo e como publicamos na internet, não sabemos onde e por quem será visto. Eu quero dar a cara com trabalhos sérios, daí o meu empenho em contactar pessoas com bom senso e com uma visão ampla das coisas. Eu faço a minha parte e a minha agência também não dorme.

Para além deste tema, o que nos pode adiantar sobre as restantes músicas que compõem o seu álbum?
Apesar de o álbum estar pronto, o mesmo só irá ser editado em Setembro. Mas posso adiantar que se chamará Altamente e será bastante variado. Começando pelo Reggaeton, passando pelo Guetto Zouk e claro, o Rap.

Depois do lançamento do CD, qual o seu objetivo enquanto cantor? Qual o lugar de Belarmino na música portuguesa?
O que eu espero é que as pessoas gostem do meu trabalho. O meu lugar na música portuguesa ser-me-à dado pelos portugueses, se assim o quiserem e espero que o queiram.

É Angolano, mas vive em Portugal. É no nosso país que pretende continuar a sua carreira?
Hoje em dia há uma forte aproximação cultural e acredito que com o passar do tempo haja uma maior ligação entre os promotores de eventos e que tenhamos um mercado uno. Se for assim, a minha resposta é "estarei por Portugal e Angola".

Saídos da Rádio - T2 | Edição 3
Maio de 2016
Convidado: Belarmino
Entrevista: André Pereira
Agradecimento: Farol Música