Header Ads

"Rainha das Flores". Conheça a Família Sousa

 
Estreia em maio, na SIC, a nova novela de horário nobre, Rainha das Flores. Sandra Barata Belo e Pepê Rapazote são os protagonistas. O Fantastic apresenta-lhe o núcleo da família Sousa, do qual fazem parte as personagens Daniel (Pepê Rapazote), Carmen (Rosa do Canto), Sofia (Bárbara Lourenço) e Júlia (Madalena Aragão).

Daniel Sousa, 37 anos
(Pepê Rapazote)
Eu sou aquilo que se pode chamar “fruto do espírito livre”. Por isso, é natural que não goste de horários, agendas e pressão. Desde criança a minha mãe sempre alimentou essa liberdade e em casa só havia uma regra: a do respeito mútuo. Esta filosofia de vida sempre chocou muita gente e eu assumo que, por vezes, o ambiente era um pouco caótico, mas resultou. Pelo menos para mim que aprendi a fazer opções tendo em conta a realização pessoal, a satisfação interior. Sou mais intuitivo que racional e esta é talvez a minha principal qualidade enquanto designer e recuperador de móveis. Ao longo dos anos tenho me safado, mas é verdade que nunca consegui ter uma vida tranquila financeiramente… Nesse aspeto, a Rosa tem sido uma grande companheira, pela forma como respeita (sempre o respeito…) as minhas opções e suporta as contas da casa. O acidente dela vai provocar uma autêntica “cambalhota” na minha vida. De repente, não sabe quem eu sou e, para piorar, fica interessada noutro homem. Mas eu já tive uma história traumatizante com a mãe da Sofia e não preciso de outra… 

Na verdade, Sofia é fruto de um namorico de juventude, cuja mãe decidiu fugir depois dela nascer. O problema é que eu nem cheguei a saber que ela engravidara. Só soube mais tarde, quando Sofia já se encontrava numa casa de apoio a crianças órfãs. Este foi o gatilho para que, hoje em dia, eu tenha uma pequena associação de Apoio a Crianças Abandonadas, com o meu sócio e melhor amigo Tomás. O trabalho da associação é recolher brinquedos em 2.ª mão, roupa usada e outros bens de primeira necessidade (como medicamentos nas farmácias, por exemplo), deixá-los apresentáveis (arranjar os brinquedos, a roupa, etc) e fazê-los chegar às instituições onde estão as crianças. Esta associação vai ser muito importante no meu “reencontro” com Rosa, a mulher da minha vida pela qual vou lutar de forma insana para reconquistar. O Marcelo vai ser um grande obstáculo, mas a Narcisa, a irmã desconhecida da Rosa, essa vai revelar-se a principal opositora à conquista do meu objetivo. Com ela, vou ter o maior confronto da minha vida e, a certa altura, vai ser claro que na nossa casa só há lugar para um de nós.

Carmen de Sousa, 65 anos
(Rosa do Canto)
Descobri o budismo no final dos anos 70, muito antes, por isso, do impacto que a religião teve na Europa. Desde essa altura tem sido uma longa jornada, durante a qual tornei-me praticante de yoga, comecei a meditar, fiz retiros espirituais, entre tantas outras coisas que continuam a fazer parte da minha vida diariamente. O que me fez entrar nesse mundo foi o desaparecimento, súbito, do meu marido. Nunca encontrei uma razão minimamente plausível para o que aconteceu. Com o meu filho Daniel ainda muito pequeno e sem qualquer ajuda, tinha de me agarrar a alguma coisa e apareceu o budismo. Tornou-se a minha filosofia de vida e ajudou-me muito a lidar com os miúdos na escola. Apesar disso, não carrego a bandeira da minha religião; prefiro ficar à espera que façam perguntas e mostrem curiosidade. Sou bem-humorada e é muito difícil irritar-me. No meio de toda esta história dramática que acontece à Rosa, vou ser a única lá em casa a conseguir manter algum equilíbrio… Mas é verdade que a Narcisa também me vai tirar do sério e vai ser difícil dominar a raiva que às vezes se apodera de mim. Eu sei que a Rosa sempre se sentiu grata por eu lhe ter ajudado a construir o que tem hoje, mas o sentimento é recíproco. Ela também fez muito por nós e, em particular, pelo Daniel. Por tudo isso, é muito difícil para mim vê-la a afastar-se do meu filho e eu não vou desistir enquanto não voltar a vê-los juntos.

Sofia de Sousa, 19 anos
(Bárbara Lourenço)
Não acredito em paixões mornas, vividas pela metade. Por isso, os estudos passaram para segundo plano e a única coisa que me interessa é a natação. A Rosa tem medo que o desporto não garanta a estabilidade que, um dia, a minha vida vai precisar. Eu digo-lhe para não levar tão à letra as minhas quedas no tapete – o que interessa são as medalhas e já tenho uma coleção considerável. Felizmente, o meu pai dá-lhe a calma que ela precisa e, a mim, o apoio de que não prescindo. Vou acabar por me transferir para o Clube Desportivo Aliança, depois de tanta insistência da presidente Piedade. Lá, vou treinar e dar aulas de natação aos pequeninos, além de passar mais tempo com o meu namorado Tiago, filho da Piedade, que trabalha na secretaria do clube. 

Mas confesso que, às vezes não vou achar boa ideia estar tanto tempo com ele... O meu verdadeiro desejo é fazer história como a Teresa Gaspar ou a Telma Monteiro e ir aos Jogos Olímpicos. Aliás, eu quero mais: quero uma medalha olímpica! Só que o destino vai pôr-me à prova e a chegada do Bruno pode arruinar a minha meta. O que começa por ser uma relação de apoio a um rapaz que cai de paraquedas numa família estranha, dá origem a um romance secreto… e uma gravidez. Nessa altura, vou ter de fazer a escolha mais difícil da minha vida: perder um filho ou o sonho olímpico. O meu amor pela natação veio da confiança que ela me trouxe. E eu confio que vou fazer a escolha certa. Mais uma vez.

Júlia de Sousa, 9 anos
(Madalena Aragão)
Sim, admito que sou um bocado irrequieta, mas juro que não tem nada a ver com hiperatividade. Faz parte do meu feitio, falar muito e estar sempre a fazer alguma coisa. Felizmente, cresci numa família que me compreende, o mesmo já não posso dizer da minha tia Narcisa. Ela que, a determinada altura, vai me levar a uma consulta com um psicólogo e mesmo depois dele dizer que eu sou “normal”, começa a pôr comprimidos na minha comida às escondidas para me acalmar. Nessa altura, vou andar quase tão zen quanto a minha avó, mas quando descobrir a verdade vou me vingar. O meu grande companheiro vai ser o Nuno, filho do Marcelo. Com ele vou poder falar à vontade do que sinto em relação ao acidente da minha mãe. E é também com ele que vou começar a praticar natação no Aliança. No decorrer da história vou pegar numa câmara de filmar e fazer um documentário sobre a história da minha mãe para ajudá-la a tentar recuperar a memória. E isso vai nos ajudar a descobrir um pouco mais sobre quem realmente é a minha tia Narcisa.

Texto: SIC / SP Televisão