Header Ads

"Monsanto" este domingo no SIC Filmes


 
Este domingo, vai para o ar mais um telefilme produzido pela SIC. Monsanto é o nome da produção transmitida dia 20 de março, ao final da noite, logo após A Regra do Jogo. O argumento é de Carlos Saboga e Vicente Alves do Ó, sendo realizado por Ruy Guerra.

Neste filme, Rui Sequeira (Vitor Norte), ex-combatente na Guerra Colonial, habitante de uma pequena vila do Alentejo, festeja mais um aniversário da Revolução dos Cravos na companhia da sua mulher e da sua filha, a jovem Sara, com a qual possui uma relação conflituosa.
 
Na noite das comemorações, a morte de um amigo altera para sempre as suas vidas, acordando todo um passado há muito adormecido. Um convite para participar num almoço de confraternização, onde ex-combatentes da guerra de África procuram manter vivo o espírito de camaradagem, traz pai e filha até Lisboa. Chegados à capital, os seus caminhos dividem-se. 

Sara dirige-se para casa da mãe, que já não vê há anos, e Rui para o almoço onde é aguardado. Um dia inteiro entre antigos companheiros e feridas não cicatrizadas. Até que um telefonema de Sara altera todo e qualquer plano de regressar a casa.

Monsanto é um filme de choque baseado na história de um homem que desceu aos abismos e de lá nunca mais voltou.

André Pereira