Header Ads

"Baseado Numa História Verídica" recebe Maria de Lourdes Modesto

 

No dia 24 de Dezembro, quinta-feira, a ceia de Natal ficará certamente mais recheada com o programa Baseado Numa História Verídica. Aurélio Gomes fará o filme da vida de Maria de Lourdes Modesto. Uma mulher que dedicou a sua vida ao gosto, ao que sabem os alimentos que comemos por cá, ao que gostamos de comer e o que é que isso diz de nós.

A menina bonita que chegou à televisão no final dos anos 50 a falar de uma cozinha muito para além da cozinha das donas de casa. Tornou-se uma espécie de antropóloga e guardiã das tradições alimentares dos portugueses. É uma estudiosa, mais do que uma mulher que sabe fazer receitas.

 Não é chef, não é cozinheira, não é seguramente uma dona de casa tradicional. O livro “Cozinha Tradicional Portuguesa”, de 1982, levou-lhe 20 anos de estudo e pesquisa. É a bíblia de quem quer vingar na gastronomia em Portugal. Mas também de quem quer perceber melhor porque é que comer é um acto de cultura.

Baseado Numa História Verídica é um programa de entrevista biográfica, apresentado por Aurélio Gomes, que tem por base os mandamentos da escrita de guiões para cinema.