Header Ads

Fantastic Entrevista | Sofia Escobar


  FANTASTIC ENTREVISTA 
TEMPORADA 8 / EDIÇÃO 6 / AGOSTO DE 2015

01. A Sofia foi eleita a melhor atriz de teatro musical em Inglaterra. Se a sua vida fosse um musical, que nome teria? Porquê?

Pergunta complicada! Talvez "Tudo por um Sonho" 

02. Os espetáculos musicais emocionam o público e marcam recordes de bilheteira. A que se deve o eterno sucesso do género?
Na minha opinião o sucesso dos espetáculos de teatro musical deve-se ao facto de juntarem varias artes, a dança, interpretação e musica, cativam todos os públicos e todas as idades e são na minha opinião espetáculos de entretenimento muito completos.


03. O panorama artístico português tem menos cultura de musicais, graças à herança do teatro de revista e ao peso da televisão. É justo comparar as produções portuguesas com as estrangeiras?
É inevitável fazer comparações mas temos logicamente que ter em conta que os dois grandes centros de teatro musical são Londres e Nova Iorque e que as produções aí são investimentos milionários. Nós não temos esse nível de apoios financeiros nem a quantidade de público para sustentar e fazer com que o investimento desse lucros, no entanto temos talentos iguais e cada vez mais produções de qualidade.

Foto: Direitos Reservados
04. Acha que o público valoriza os elencos dos musicais ou existe ainda algum “estigma”?
 Existe algum estigma, mas felizmente cada vez menos.


05. Em entrevista, disse que este ano está a ser “o melhor” ano da sua vida. Além de ter sido mãe, essa plenitude também se deve aos projetos profissionais?
Estou muito feliz a nível pessoal e isso reflete-se em tudo o que faço! Tenho uma paixão enorme pela música e pelo meu trabalho, mas sem o meu marido e bebé nada faria sentido.
 

06. Que balanço fez da participação como jurada no Portugal Got Talent da RTP?
Foi uma experiência muito enriquecedora e o balanço super positivo. Conheci pessoas fantásticas e tive o prazer de assistir a actuações verdadeiramente incríveis. Talento não falta no nosso país e foi muito bonito ver tanta gente tão jovem a trabalhar e esforçar-se tanto pelos seus sonhos.


http://img0.rtp.pt/video_pecas/screenshots/74a/74a765367ee1c5e453dc3c81479d89891_1.jpg
Foto: RTP

07. Ficou espantada com o talento enorme de tantos concorrentes. Acredita que alguns deles possam começar a carreira em Portugal, ou terão de ir para fora para encontrar oportunidades?
Eu quero acreditar que o nosso país apoiará aqueles que quiserem seguir uma carreira em Portugal, mas não me surpreenderia que alguns tentem a sua sorte noutros mercados.

08. Em 2010 entrou como professora na primeira série musical dos Morangos com Açúcar, da TVI. Os conselhos que deu aos alunos, na ficção, foram iguais ou diferentes dos que dá a quem quer ser artista na realidade?

Muitos dos conselhos que dei aos alunos da ficção, daria também na vida real: muito trabalho, muito esforço e dedicação e persistência são, na minha opinião, as palavras chave para uma carreira sólida.
 

09. Que “ginástica” é preciso fazer para gerir os “papéis” de mãe, esposa e atriz ao mesmo tempo?
Muita ginástica! Mas com uma atitude positiva e um marido como o meu tudo se consegue. Confesso que me é muito difícil estar longe quando me ausento por trabalho, mas são ossos do oficio!


Foto: Caras
10. É possível levar a magia (e energia) dos palcos para dentro de casa?
Sem dúvida! Contar histórias, cantar e dançar fazem parte da rotina diária cá em casa. É muito divertido.

11. O que é que vê e ouve para descansar o corpo e a mente depois um espetáculo?


Depende, mas no geral gosto de me sentar a ler, faço yoga e meditação.

12. A Sofia é atriz e o seu marido, Gonzalo Ramos, é ator. Acha que o seu filho, Gabriel, também vai um dia pisar as tábuas?

Nunca se sabe! Se for isso que ele quiser terá todo o nosso apoio mas também o terá em qualquer outra profissão. O importante para mim é que um dia ele se sinta realizado e feliz com as suas escolhas.


Foto: Paulo Alexandrino

13. Se fosse possível realizar em Portugal o trabalho que faz em Inglaterra, seguiria essa opção?
Nem pensava duas vezes! Sem dúvida nenhuma!

14. As pessoas que sonham são, por norma, mais felizes, porque planeiam metas e tentam cumpri-las. Os musicais podem funcionar como fonte de inspiração?

As histórias dos musicais, lado a lado com uma música fenomenalmente bem escrita, transbordam do palco para a vida real. As pessoas saem de um bom espetáculo inspiradas pela história, pelos atores, saem mais felizes.

15. É mais feliz dentro ou fora do palco?

Sinceramente, fora.

16. Em poucas palavras, quem é a Sofia Escobar?

Uma menina mulher que arriscou sonhar alto e perseguir os seus sonhos! Uma mãe babada e uma esposa orgulhosa!


Fantastic Entrevista // Temporada 8 | Edição 6
por André Rosa