Header Ads

Prémios Áquila 2015 terão duas novas categorias de Televisão


A segunda edição dos Prémios Áquila, a realizar no final deste ano, terá duas novas categorias a concurso nos prémios de Televisão – a de Melhor Argumento e Melhor Série e a de Melhor Mini-Série ou Telefilme. A informação foi divulgada ao Fantastic Televisão, em exclusivo, pela organização do evento. A gala está marcada para 9 de dezembro, no auditório da Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa.

As novas categorias reforçam a atribuição de prémios aos trabalhos produzidos na televisão portuguesa e substituem, assim, a categoria única de Melhor Série, Mini-Série ou Telefilme. Estarão a concurso 17 categorias – entre Televisão, Cinema e Prémios Especiais – cujos vencedores serão escolhidos exclusivamente através da votação do público. A escolha dos nomeados cabe a um painel de 50 personalidades “de mérito reconhecido nas artes e na sociedade civil”, segundo faz saber a organização em comunicado.

A edição deste ano trará ainda outras novidades, como a transmissão da cerimónia em direto no site da organização. O período de votação também será prolongado, estando disponível de 7 de outubro a 3 de dezembro em www.premiosaquila.pt. A gala, segundo sabe o Fantastic, terá a duração de duas horas e meia e contará com a presença de 36 co-apresentadores, entre os quais Carmen Santos, Margarida Moreira, Ana Varela e Rui Vieira Nery.

Os Prémios Áquila, organizados pela Fénix 2014 Associação Cinematográfica e produzidos pela ByronProduções, são a única cerimónia portuguesa a conciliar prémios de Televisão e Cinema. O objetivo é "aliar projetos menos populares àqueles que arrastaram multidões às salas de cinema e atingiram picos de audiência, procurando atingir um público mais exigente, que se encontra desligado das iniciativas nacionais deste género”. 

André Rosa