Header Ads

"Mar Salgado": Carlota e Tiago fogem juntos

 

Depois de Catarina (Sofia Sá da Bandeira) lançar a suspeita de que Carlota (Inês Aguiar) e Tiago (João Maneira) podem ser irmãos, o casal decide fugir.  Esta notícia é descoberta por Catarina quando uma vizinha da avó do jovem lhe conta toda a história.

Segundo a mulher, a rapariga sofreu muito por causa da gravidez inesperada e, como quis ter o filho, acabou por se zangar definitivamente com a família. Numa dada altura, e já cansada de estar sozinha com um bebé nos braços, a mãe de Tiago renegou o próprio filho, alegando que ele teria sido trocado na maternidade. 

Catarina ouve tudo isto em choque e começa a fazer contas. Depois de verificar os documentos do adolescente, ela não tem dúvidas: Tiago pode ser filho de Leonor (Margarida Vila-Nova) pois nasceu em Setúbal, no mesmo ano e na mesma altura que Carlota. E, se foi  realmente trocado na maternidade, há fortes possibilidades de ser o gémeo que a instrutora de mergulho tanto procura.

Com esta ideia a angustiá-la, Catarina convoca uma reunião de urgência com Leonor, Amélia (Maria João Pinho) e Martim (Joaquim Horta). Gonçalo (José Fidalgo) fica a saber deste encontro e aparece de surpresa. A instrutora de mergulho aceita que ele escute o que Catarina tem para revelar, já que é pai dos gémeos. Pouco depois, a mãe adotiva de Tiago revela o que ninguém estava à espera: o jovem, que é namorado de Carlota, pode ser seu irmão. Todos ficam alarmados, pois sabem que os dois jovens têm uma relação forte e não é apenas fraterna.

http://images.cdn.impresa.pt/sic/2014-09-30-carlota_11.jpg-1?v=w550h404

Amélia tem um ataque de pânico e revolta-se contra Leonor e Gonçalo. O ex-piloto tenta acalmar a irmã e Martim leva-a para longe dali. Perante os ânimos exaltados, Catarina prontifica-se a contar a verdade aos jovens e a pedir a Tiago que faça o teste de ADN para eliminar as suspeitas ou comprovar a hipótese de serem de facto gémeos e de terem praticado incesto.

Quando os jovens descobrem esta possibilidade ficam indignados e recusam-se a fazer testes de ADN. Para Carlota e Tiago, é preferível continuarem na ignorância do que descobrirem que são irmãos e que nunca mais poderão estar juntos como namorados. Os pais tentam chamá--los à razão, mas os jovens estão determinados e, com medo que alguém os obrigue a fazer o teste, tomam um resolução. 

No dia seguinte, Carlota e Tiago compram dois bilhetes para Madrid e, de mochilas às costas, decidem deixar Setúbal e as suas vidas naquela cidade, bem como as respetivas famílias. Levantam todo o dinheiro que podem, retiram os cartões dos telemóveis e colocam novos. É o primeiro passo para a liberdade e para o fim dos dramas.

André Oliveira