Header Ads

Duplo Clique | "Giroflé Cultural"


Tem um minuto para ler este texto? Talvez sejam precisos mais. O novo concurso de cultura geral da RTP estreou em horário-nobre no sábado, dia 4 de julho, depois de O Homem do Saco ter ido de férias. Tem um Minuto? coloca a questão: para quê ter outro concurso de cultura lowcost na grelha? Pelo que pareceu, o formato nada acrescenta à programação face ao que fizeram os antecessores no horário (antes fez baixar audiências) e nem por isso oferece uma experiência televisiva muito cativante. Salve-nos o “giroflé” de José Pedro Vasconcelos…


Tem um Minuto? é uma adaptação do formato internacional Got a Minute e propõe um produto de televisão marcado pela espontaneidade. O objetivo é interpelar pessoas anónimas onde quer que estejam e perguntar-lhes se têm um minuto disponível no seu dia. Se tiverem, habilitam-se a jogar (respondendo a questões com apenas um minuto de tempo) e a ganhar um prémio que duplica caso a jogada chegue ao final. Na versão nacional, é José Pedro Vasconcelos quem conduz (e "desencaminha" divertidamente) o jogo, marcando a sua destacada presença com o à-vontade, humor e diversão que lhe são caraterísticos. 


O formato da RTP não peca por nenhum aspeto menos positivo, nem pela qualidade da apresentação, nem pelo trabalho da produção e edição. O que aborrece em Tem um Minuto? é simplesmente o facto de se tratar de uma cópia de género e oferta televisiva no horário, nitidamente uma má aposta quando analisadas as audiências.  



A estreia foi vista por 324 mil espetadores. No mesmo horário, meses antes, a estreia do programa de Manuel Marques marcou 471 mil, valor que torna o resultado do atual concurso um retrocesso no trabalho de manutenção do público. Estar-se-á perante um desgaste do género ou uma estratégia de programação preguiçosa? Quantos concursos de cultura geral já exibiu a RTP, produzindo-os nos exteriores mais bonitos do país, com lógicas em tudo clonadas e apresentadores no mesmo registo festivaleiro? Ao fim de três apostas, a areia parece cair do mesmo balde… e isso, apesar de ser verão, não é bom. 

  

O novo programa candidata-se a ser um formato de verão perdido no extenso areal da RTP. O que é pena, já que o horário podia ser rentabilizado com produtos mais competitivos face aos dos canais privados, numa época de baixo consumo e de absoluta miséria na programação. Até o homem do saco regressar de férias – se regressar –, José Pedro Vasconcelos vai andar pelo país num giroflé cultural fresquinho, passeando pela orla costeira. Enquanto isso, a maré continuará baixa no horário-nobre de sábado da estação pública.    

Tem um Minuto?, para ver aos sábados, às 21h15, na RTP.


Duplo Clique - 56ª Edição

Uma crónica de André Rosa