Header Ads

Conheça o tema da "Grande Reportagem SIC" de hoje


A Antártida é um dos locais do mundo, onde as alterações climáticas se estão a fazer sentir de forma mais rápida e intensa. Mas o que se passa no extremo sul poderá ter implicações globais. Os efeitos do aumento da temperatura, do recuo dos glaciares ou da acidificação dos oceanos são algumas questões que estão a ser estudadas na Antártida, um continente dedicado à investigação científica e à cooperação internacional, e onde os portugueses também têm ido fazer Ciência.

Para além de albergar algumas espécies próprias de um habitat gelado, a Antártida é também um enorme laboratório científico internacional, regido por um Tratado que prevê que a região seja usada exclusivamente para fins pacíficos.

Investigadora da Universidade de Coimbra, Patrícia Azinhaga diz que está a «cumprir um sonho de vida». Pela primeira vez na Antártida, a geóloga sente um misto de emoções: «uma experiência fabulosa, mas também um teste aos nossos limites». 

No terreno integra a equipa de Pedro Ferreira, do Laboratório Nacional de Energia e Geologia. Em conjunto pretendem fazer cartografia de uma área na ilha do Rei Jorge, a norte da Península Antártica. Um dos objetivos está ligado ao estudo dos impactos do aumento da temperatura no Permafrost, o solo permanentemente gelado.

Laboratório Antártida para ver hoje na Grande Reportagem SIC, no Jornal da Noite.

Carolina Bico