Header Ads

Saídos da Rádio - Edição 1 | AH Nuc


Saídos da Rádio é o novo espaço do Fantastic Televisão onde damos a conhecer novos talentos da música portuguesa. Na primeira edição, o nosso convidado é AH Nuc, nome artístico de Pedro Cunha, baterista e compositor da banda Santos e Pecadores.

Em 2003, Pedro Cunha integrou o projeto SPIN e editou o álbum em inglês, Scanning System for Problems, de forma independente, onde pela primeira vez assume o papel de vocalista. Surge agora como AH Nuc. No seu primeiro álbum a solo, Satelite On, revela algumas das canções que foi escrevendo ao longo dos últimos anos.

ENTREVISTA

1 - O Pedro Cunha é um dos elementos da banda Santos e Pecadores, neste caso baterista. Como é fazer parte deste projeto que já tem quase 30 anos?
É óptimo poder chegar aqui,olhar para trás e sentir a realização pessoal e colectiva do projecto Santos & Pecadores, é algo porque lutamos em conjunto, desde muito novos e  sempre ambicionámos uma carreira longa e um projecto solido. As aventuras, as histórias que desfrutamos durante estes anos de companheirismo são algo inigualável, impagável e que um dia teremos que registar, quem sabe em livro...

https://somaletra.files.wordpress.com/2015/06/ah-nuc.jpg
Pedro Cunha é baterista e compositor da banda Santos & Pecadores.
2 - Em 2003 integrou o projeto SPIN e lançou um album em inglês, sendo vocalista. Como correu esta primeira experiência na qual 'deu a voz' à banda?

Foi um projecto independente, era algo que necessitava de fazer, experimentar novas sonoridades, tocar com outros músicos , assumir um novo papel,neste caso como vocalista. SPIN foi um projecto onde participou também o Artur, baixista de Santos & Pecadores. Foi um desafio para nós, mais um degrau de experiências musicais e que valeu a pena .

3 - Em 2015 lança-se a solo com o álbum "Satelite On". O que podemos esperar deste trabalho?

É um conjunto de canções feitas ao longo do tempo e que foram guardadas numa espécie de satélite virtual que orbitava  em redor  do meu restante trabalho com os Santos & Pecadores e ao qual resolvi finalmente ligar o "ON". Reflete essencialmente historias e emoções, algumas autobiográficas, outras do meu imaginario, e que se situa dentro do espectro pop/rock actual, com "pinceladas" na década de 80 e 90.
4 - O pop e o rock são os estilos presentes no CD. Porquê esta opção?

É algo espontâneo nas minhas composições, nascem e crescem assim....É o meu habitat musical.

http://static4.flagra.pt/wp-content/uploads/2015/05/bef723e7a225ee15598ef4cf1b10941d-847x600.jpg
Satelite On é o nome do primeiro album de AH Nuc
5 - Neste novo projeto, usa o nome artístico "AH Nuc". Explique-nos um pouco sobre a origem do mesmo.

Desde o inicio que este projecto era algo que sentia como um recomeço, um regresso em frente e achava que o nome do mesmo deveria refleti-lo...AH Nuc não é mais do que Cunha ao contrário e expressa isso memo: atingir um ponto e recomeçar.
6 - Neste trabalho recebe alguns convidados, como Kulpado ou Célia Ramos. Como é trabalhar com outros artistas num álbum tão especial?
É sempre uma lufada de ar fresco. Só conheci os seus trabalhos enquanto gravava o disco e gostei bastante do que ouvi, fiquei fã dos seus trabalhos, cada um na sua área, claro.Caíram que nem luva nos temas que imaginei com eles. Era esse o meu objectivo, que os convidados viessem somar ao resultado final. Não poderia ter sido melhor. Fiquei muito contente com o resultado final.Espero que o público o sinta da mesma forma.
7 - Estando presente no mundo da música há vários anos, que influências podem ser notadas na sonoridade deste novo projeto?

É muito difícil catalogar tudo aquilo que me influenciou ao longo dos anos...Sou fã de uma boa canção, venha ela de onde vier. Vou absorvendo aquilo que oiço e inconscientemente vou filtrando informação musical que vai transparecendo nos meus temas.É esse o caso de "Satelite On".


Tu & Eu é o primeiro single de AH Nuc


8 - "Tu e Eu" é o single de estreia. Porque o escolheu?
É sempre uma parte difícil do processo...A escolha...Mas é necessária e foi feita a par com a editora. Acho que o album tem bastante por onde escolher, mas esta foi aquela que achámos ser o cartão de apresentação do disco, acho que reflete um bocadinho de tudo o que "Satelite On" oferece. Acabei por poder contar com o olho mágico do realizador  e amigo Fernando Fragata no vídeo do tema, que lhe transmitiu uma perspectiva muito interessante. Podem visualisá-lo no Youtube, na minha pagina www.ahnuc.com, sapo musica,etc.

9 - Como tem sido a aceitação do público e quais as suas expetativas?
Até agora tem sido boa, mas ainda está tudo no começo. O disco ficou disponível no dia 1 de Junho, portanto ainda é muito fresco.  As minhas expectativas passam essencialmente, por conseguir levar este disco o mais longe possivel, explora-lo intensamente, pois acho que tem muito para mostrar. "Satelite On" é o meu primeiro degrau na carreira a solo, que espero tenha uma longa e ascendente escadaria.
 10 - Onde poderemos ouvir o seu trabalho (virtualmente e nos palcos)?

Neste momento está disponivel em varias plataformas: iTunes, Meo Music, Spotify, Amazon, Google Play, etc. Em relação aos palcos, estou neste momento a trabalhar nisso. A convidar os musicos que quero que toquem comigo e que me ajudem a levar para a estrada este trabalho e este projecto para o tornar o mais fidedigno ao disco.Possivelmente, primeiro alguns show cases de apresentação e depois espectaculos maiores. Dentro em breve terei novidades, que poderão consultar na minha pagina www.ahnuc.com ou na minha pagina do Facebook. 

Saídos da Rádio - Edição 1
Convidado: AH Nuc
Produção: André Oliveira
Agradecimentos: Farol Música