Header Ads

SIC suspende "Golfinhos com as Estrelas"

 

A SIC revelou hoje, dia 18 de maio, em comunicado, que as gravações do programa Golfinhos com as Estrelas, cujo início estava previsto para amanhã, foram suspensas. Um enviado pelo Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) ao Presidente do Conselho de Administração do Zoomarine levou a que a estação tomasse essa decisão.

“A SIC foi também informada de um projeto de parecer ‘negativo’ emitido pela Direção Geral de Alimentação e Veterinária relativamente ao mesmo programa. Face a estes pareceres, a SIC decidiu suspender de imediato a produção do programa, já em curso”, explicou a estação de Carnaxide, através do comunicado.

Para já, não se sabe se o canal irá ou não retomar o projeto: “A SIC está a analisar a fundamentação do ICNF para este parecer ‘desfavorável’ e decidirá a seu tempo de eventuais iniciativas no plano jurídico”. A estação “iniciou a produção de Golfinhos com as Estrelas após ter obtido autorização do Zoomarine, que nunca invocou qualquer limitação legal aos conteúdos definidos e acordados do programa”.

Também o partido Pessoas-Animais-Natureza (PAN) tinha enviado um comunicado a pedir a suspensão do programa, ainda antes da SIC tomar esta decisão. “O PAN acaba de intentar uma providência cautelar contra a empresa Mundo Aquático, proprietária do parque aquático Zoomarine, em Albufeira, com o pedido de suspensão imediata da utilização de fauna selvagem no âmbito das gravações do programa Dolphins with Stars, em português Golfinhos com as Estrelas e até emissão do relatório do parecer da Comissão de Ética e Acompanhamento de Parques Zoológicos”.

André Oliveira