Header Ads

Saiba quem venceu hoje o "Cook Off: Duelo de Sabores"

 

Foi esta noite para o ar mais um Cook Off Duelo de Sabores, o programa da RTP1 no qual Catarina Furtado, o Chefe Cordeiro e o Chefe Kiko nos levam numa viagem, de norte a sul do país e ilhas, que tem como objetivo encontrar os melhores sabores de Portugal.

Neste segundo programa, o combate chegou à região das Beiras. O chef Kiko foi para Figueira de Castelo Rodrigo para reunir a sua equipa de 4 cozinheiros amadores que combinem a tradição e a criatividade na perfeição. Ao mesmo tempo, Cordeiro andou por Monsanto para recrutar o seu top 4 de apaixonados pela cozinha regional.

Kiko, como bom viajante que é, chegou a Castelo Rodrigo à boleia, para se deixar encantar pelos doces de amêndoa, a boa perdiz de caça, codorniz confitada e borrego de primeira qualidade.

Cordeiro, homem tradicional, não pode deixar de chegar de burro, ou de burra neste caso, para descobrir a cozinha monsantina. Provou papas de carolo, o melhor borrego da zona, perdiz de escabeche, labaças e outras iguarias da zona. Antes do cook off, os chefs e Catarina Furtado foram à descoberta dos melhores produtos locais das duas terras: mel, carne de vaca, borlhão, queijo de cabra e foram conhecer como se faz.

O embaixador da região das Beiras foi Nilton,  um filho de Proença-a-Nova. Foi ele o cicerone de Catarina no Piódão, para mostrar de que é feito o povo beirão! Juntos tentaram ordenhar ovelhas, ver como se faz um bom queijinho e um típico pão de batata.

O grande duelo de sabores foi no Piódão, aldeia histórica cuja fama vai além-fronteiras. Aqui defrontaram-se as equipas de Figueira de Castelo Rodrigo e Monsanto, sob o olhar atento dos 3 jurados: chef Kiko, chef Cordeiro e Nilton. O júri provou  e teve a difícil tarefa de escolher os melhores pratos, segundo três critérios: qualidade, tradição e criatividade!

Monsanto foi a equipa vencedora desta saborosa batalha na região das Beiras.

André Oliveira