Header Ads

Duplo Clique | "À mesa, com certeza"

 
“Dê asas à imaginação, sem receios, perante uma aventura culinária que vai melhorar e elevar o seu dia-a-dia”. É a proposta colocada pelo Ingrediente Secreto, o formato que leva a arte de bem cozinhar à mesa dos portugueses, vítima das piores sugestões alimentares anunciadas nos intervalos publicitários. A escolha dos ingredientes “mais frescos”, as receitas “mais saborosas” e a criação de “pratos diferentes” chegam agora numa nova temporada, todos os domingos ao final da tarde, na RTP2. 

Henrique Sá Pessoa, Chef largamente reconhecido e elogiado, é a cara e a voz principal do programa. Todas as semanas, dedica-se a trabalhar as potencialidades de ingredientes comuns, quiçá impensadas pelo espetador que se aventura na cozinha. Nesse sentido, o Ingrediente Secreto garante o seu valor. Primeiro, procura surpreender o público diretamente interessado, e, depois, instruir-lhe o gosto e a técnica no balcão. O sucesso dos pratos dá-o por “garantido”, tendo em conta as dicas e os truques que ajudam a desmistificar a complexidade de cozinhar.

O programa está no ar desde 2010, tendo assim conquistado um espaço interessante na televisão generalista (apesar de ser transmitido na RTP2 e isso significar uma audiência reduzida). A quarta temporada, emitida aos sábados de manhã e na RTP1, teve a mais-valia de contar com a presença de figuras conhecidas. O Chef acompanhava-as na compra de vários ingredientes, em locais exteriores, e depois confecionava-os com o ingrediente que dava mote ao episódio. Noutra versão, era o convidado a assumir brevemente o “controlo”, escolhendo ingredientes verdadeiramente “secretos” do conhecimento de Henrique Sá Pessoa, cabendo a ele produzir uma receita na hora. As alterações ao alinhamento – que nesta temporada também não dá espaço a convidados e é de menor duração – não fazem azedar, mesmo assim, o sabor do formato, até porque os olhos do espetador também “comem”.

    
A preocupação estética do Ingrediente Secreto salta realmente à vista. O genérico, com ar fresco, apelativo e rico em texturas justifica o grafismo limpo e minimalista que acompanha visualmente as imagens. Além disso, a Realização (que opta por operar as câmaras à mão), ao permitir movimentos trémulos e desfocados, exalta brilhantemente as caraterísticas visuais dos ingredientes expostos na mesa e manuseados por Henrique Sá Pessoa. A produtora Vende-se Filmes, que com este projeto assegura uma produção televisiva regular, acaba por trazer para o programa um estilo próprio do ambiente cinematográfico e documental, certamente apreciado pelos espetadores.

    
O Ingrediente Secreto chegou, entretanto, às prateleiras, com a publicação de três livros com mais de 65 receitas, apresentadas nos episódios. O Chef Henrique Sá Pessoa continua, assim, a juntar ingredientes à sua carreira de sucesso dentro da cozinha e dos cenários de televisão. Aos espetadores chega um programa de qualidade, de curta duração, ideal para sincronizar o hábito televisivo com o hábito de explorar os alimentos com maior sabedoria. Assim, deixa de ser segredo a boa cozinha portuguesa.

Ingrediente Secreto, para ver aos domingos, às 19h45, na RTP2. 

Duplo Clique - 49ª Edição
Uma crónica de André Rosa