Header Ads

Despedimentos no canal público custam 13 milhões de euros



No ano de 2014, a RTP estendeu o processo de reestruturação, através de várias rescisões com os seus colaboradores. De acordo com o jornal Correio da Manhã, o ano passado, o montante total de gastos com as rescisões rondou os 13 milhões de euros.

No mesmo ano, cerca de 129 profissionais deixaram o canal público, ficando a empresa com 1698 colaboradores. Contudo, apesar dos custos elevados com a saída dos vários trabalhadores, a RTP registou uma subida de lucros, situando-se nos 146,2% face ao período homólogo. 

Já os rendimentos operacionais, como a taxa audiovisual sobre os contribuintes e as receitas comerciais decresceram em 9 pontos percentuais, embora os gastos operacionais tenham aumentado 0,7%.

No final de 2014, Alberto da Ponte deixou a administração da RTP, com um capital negativo de 29,6 milhões de euros, o que corresponde a um decréscimo de 56,4% face ao ano anterior. 
Deste modo, estes são os principais resultados dos custos e receitas da RTP em 2014, sendo que os números definitivos serão divulgados assim que todos os pareceres necessários para o efeito forem obtidos pela estação. 

Carolina Bico