Header Ads

Morreu Emídio Rangel, ex-diretor da SIC

 

Morreu esta manhã Emídio Rangel, fundador da TSF e ex diretor geral da SIC. A morte aconteceu na sequência de um cancro na bexiga.

Segundo do DN, Rangel estava há várias semanas internado, primeiro no Hospital de Santa Maria, tendo passado os últimos dias nos cuidados intensivos do Hospital Egas Moniz. O antigo responsável da estação de Carnaxide, de 66 anos, não resistiu à doença prolongada.

Emidio Rangel iniciou a sua carreira profissional em Angola, em 1965, primeiro como locutor do Rádio Club da Huíla, depois na Rádio Comercial de Angola, a partir de 1967 onde fez sucesso com o programa "Nocturno". Chegado a Portugal, em 1975, ingressou na Universidade de Lisboa, onde viria a licenciar-se em História. Em 1976 já estava na Radiodifusão Portuguesa, onde foi subchefe de redação, entre 1985 e 1988.

Em 1988 estava entre os fundadores da TSF - Rádio Jornal. Até 1992 acumulou os cargos de presidente do Conselho de Administração da TSF, com os de diretor da revista Grande Reportagem e da Rádio Energia, destinada a um público jovem.


http://www.atelevisao.com/wp-content/uploads/2013/01/hqdefault.jpg Em 1992, a convite de Pinto Balsemão, torna-se diretor de informação do SIC, a primeira estação de televisão privada em Portugal. O compromisso o levou a desistir do mestrado em Comunicação Social que tirava na Universidade Nova de Lisboa.

Desempenhou também o cargo de diretor de programas, acompanhando o lançamento dos canais temáticos SIC Notícias, SIC Gold e SIC Radical, e foi gerente da SIC Filmes, dedicada à produção cinematográfica.

Em 2001 ingressou na RTP, ocupando o cargo de diretor-geral até 2002. Regressou à TSF participando na sua restruturação. Publica uma crónica semanal no Correio da Manhã e participa no debate Directo ao Assunto, moderado por João Adelino Faria, na RTPN.