Header Ads

Uma Salganhada chamada Mundial! [Especial ]

 

O Fantastic apresenta-lhe uma crónica de opinião especial, dedicada à programação da RTP1 numa altura em que tem início o Mundial de Futebol 2014. No Dia de Portugal, refletimos sobre a influência do futebol na grelha da estação público e da (in)coerência da mesma nos dias que se seguem.

A opinião de Rodrigo Matos, para ler, em...
Uma Salganhada Chamada Mundial!

Esta semana inicia-se o Campeonato do Mundo de Futebol 2014, no qual a nossa seleção irá participar. Atualmente, este é o orgulho nacional e a esperança dos portugueses volta a estar depositada na equipa selecionada por Paulo Bento. Nesta semana em que se comemora o Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades, o país tem ainda mais motivos de orgulho!

E quando, no dia 16, Portugal jogar o primeiro jogo oficial no Mundial, o país vai parar e vibrar com Cristiano Ronaldo e companhia. Mas... e depois? Se Portugal realmente ganhar o Mundial? E se, por outro lado, for eliminado ainda na Fase de Grupos?

A esperança é sempre a última a morrer e quem tem todos os trunfos para vingar nas audiências à custa dos jogos do Mundial é a RTP1. Detentora dos direitos de todos os jogos dos portugueses no Brasil, assim como de uma série de outros jogos do evento, a programação da estação já sofreu algumas mexidas. Como é habitual, a febre do futebol volta a dominar a programação e eis que surge uma salganhada chamada... Mundial!

Ora então, vejamos:

a) A RTP estreou esta semana um novo espaço chamado Copa Aleixo - Entrevistas, com a mediática personagem Bruno Aleixo, que tanto sucesso tem feito pela internet. O programa foi anunciou com pompa e circunstância. Horário de exibição? No primeiro dia, 2h da madrugada, logo depois às 3h30, no terceiro episódio recua até às 2h40 e finalmente na quinta-feira a exibição é às 4h da manhã. Estamos a falar de uma rubrica inédita e muito aguardada pelos fãs. De que forma foi usada? Sem grande planeamento. O que vem acrescentar à programação? Nada...

b) Estreia também esta semana um programa chamado Mundial Somos Nós. Sabemos que é em direto e que é apresentado por  Inês Gonçalves e Jorge Gabriel. Mas não sabemos muito mais acera deste formato, que apesar de ser em direto, irá saltitar de horário em horário nos inícios de madrugada da RTP1. De uma forma semelhante ao Copa Aleixo - Entrevistas, havia necessidade? Ah, depois na segunda-feira é emitida também de manhã e à tarde. Coerência? Talvez sim... talvez não...

c) A maior salganhada da RTP1 acontece na quinta-feira, dia 12 de junho. Podia chamar-se o Dia dos Casamentos de Santo António. Ou o dia das Marchas Populares. Ou o dia do começo do Mundial 2014. Na RTP1 chama-se tudo, pois a estação não quis abdicar de nada e quis ficar com os direitos de todas as transmissões. Assim, começamos o dia com as Noivas de Santo António a subirem ao altar, vamos num instantinho à Cerimónia de Abertura do Mundial 2014, às 19h40 atualizamo-nos numa versão curta do Telejornal e logo depois assistimos ao Brasil x Croácia. Ah, e pelo meio temos direito à Fatura da Sorte, pois está claro! A seguir ao jogo, voltamos ao modo popular, com as Marchas Populares de Lisboa que este ano começam às 23h... e vão terminar bem perto das 3h. Altura em que Jorge Gabriel entra em direto, para nos trazer as novidades... do Mundial. Confusos? Pois, estamos todos.

Exemplos como estes não faltarão na programação da RTP. Este é só mais um evento que vem "destabilizar" positivamente a grelha da estação. Pelo menos, a nível audimétrico. A questão que se coloca é a seguinte: será esta a melhor gestão de programação? Sendo, ainda por cima, um canal público, não deveria haver uma maior coerência nas escolhas realizadas? A pergunta fica no ar, para quem quiser responder... se souberem.