Fantastic Entrevista... Teresa Macedo
FANTASTIC ENTREVISTA
TEMPORADA 6 / EDIÇÃO 7 / JUNHO DE 2014
1 - A novela "Senhora das Águas" foi o seu primeiro trabalho em televisão com maior visibilidade. Antes disso, qual era a sua experiência enquanto atriz?
Antes disso, tinha tido aulas de teatro e feito as minhas primeiras peças de teatro no Grupo de Teatro Babá: "O rapaz de Bronze" de Sophia Mello Breyner e "Djadjá - Contos Africanos" com encenação de Rui Pisco.
2 - É em 2006 que interpreta a personagem que a torna definitivamente conhecida do grande público, em "Floribella". A que acha que se deveu todo o fenómeno à volta da novela?
Penso que era um produto muito original na altura no canal SIC. Arriscou por ter uma produção mais audaz do que até então se tinha feito (em novela ou série), por ter um elenco forte e por ter um mundo de fantasia. Tudo isto acabou por cativar primeiro os mais jovens e mais tarde, toda a família.
3 - Ao todo foram cerca de 500 episódios, em duas temporadas, que foram para o ar durante quase 2 anos. Ainda hoje é recordada pela Maria Fritzenwalden?
Apesar de apenas ter participado na primeira série, foi muito positivo. Fui muito feliz nessa altura. Por vezes, embora sendo cada vez menos frequente, ainda vou sendo recordada pela minha participação na Floribella.
4 - O regresso à ficção da TVI dá-se com o papel de Sara, em "Fascínios", uma produção de sucesso da TVI. Contracenou ao lado de grandes nomes da ficção nacional, tais como João Perry, Margarida Carpinteiro, Francisco Nicholson ou Alexandra Lencastre. Que balanço faz desta produção?
Foi óptimo! Por um lado, porque já estava numa pausa (depois da Floribella) e por isso já ansiava por novos desafios e porque essa novela foi super desafiante pelo papel em si (de uma adolescente que engravida e se vê confrontada com o conflito de abdicar do seu bebé ou não). Além de ter adorado contracenar com as pessoas que já foram referidas na pergunta, mas também com a Rita Salema e o Guilherme Filipe, que são actores e pessoas muito generosas.
5 - Atualmente podemos vê-la na novela líder em Portugal, na SIC. Em "Sol de Inverno" é a 'malvada' Joana. Como tem visto a evolução da personagem?
Foi também um desafio. Tenho tido sorte com as personagens que me têm dado. Todas elas têm sido muito interessantes de interpretar e com elas tenho aprendido sempre imenso. No caso da Joana e falando num contexto muito pessoal (o de actriz) é mais divertido fazer de mázinha.
6 - O facto de a novela ser líder, é uma motivação para toda a equipa?
Claro que sim! Significa que podemos ter o reconhecimento das pessoas que nos vêem e isso é muito motivador e desafiante. A nossa profissão não faria sem sentido sem um público.
7 - Sabemos que a música também faz parte da sua vida. Gravou o album "Alma" e uma das músicas fez parte da banda sonora da série "Sinais de Vida" da RTP1. Qual a importância da música na sua vida?
É tão importante como a da representação. Começou desde tenra idade e tem sido uma área na qual tenho apostado em paralelo com a minha profissão de actriz.
8 - E no palco, quais os projetos que mais prazer lhe deram fazer?
Adorei fazer os musicais, onde fiz muitos amigos e pude aliar as duas coisas que mais gosto, o canto e a representação: - "Fungágá" no Teatro da Trindade, a "Tempestade num copo de água" de Claudio Hochman e o "Benjamim" com encenação de Teresa Sobral, ambas no CCB.
9 - Como é que passa do Marketing e Publicidade para o mundo da representação?
No fundo, foi algo que fui fazendo em paralelo enquanto dava os meus primeiros passos na área da representação e da música e foi também uma forma de satisfazer a minha família, formando-me num curso "com os pés mais assentes na terra".
10 - Como é a Teresa fora do pequeno ecrã? Um dia ideal na sua companhia, seria passado de que forma?
Sou uma pessoa entusiasmada e com vontade de viver muitas coisas! Um dia ideal para mim, seria um dia de verão (daqueles bem quentes) passado na praia até ao pôr do sol, com petiscos à mistura e acabar em grande com um Luau, bem disposto e com boa música. Tudo isto na companhia de bons amigos, claro!
RESPOSTA RÁPIDA
Teatro ou televisão? Teatro.
Uma referência? Meryl Streep.
Um sonho? Ter uma piscina.
Um destino? Perú.
Um desporto? Futebol.
Um livro? Comer, Orar, Amar.
Um filme? Meet Joe Black.
Um vício? Mexer nas unhas...
Uma qualidade? Justa.
A Teresa Macedo é... bem-disposta!
Um destino? Perú.
Um desporto? Futebol.
Um livro? Comer, Orar, Amar.
Um filme? Meet Joe Black.
Um vício? Mexer nas unhas...
Uma qualidade? Justa.
A Teresa Macedo é... bem-disposta!
Comente esta notícia