Header Ads

Especial "Água de Mar" | Entrevista com São José Lapa


Água de Mar é a nova aposta da RTP1 na ficção nacional. A série diária conta com um elenco composto maioritariamente por jovens, mas também por alguns nomes consagrados da representação em Portugal. Durante cinco edições, falaremos com parte do elenco da série.

Nesta edição, São José Lapa é a nossa convidada. Na história, a atriz será Helena Barahona, mulher de Gustavo (Vítor de Sousa) que, tal como o marido, vive de aparências e faz questão de se manter próxima dos amigos colunáveis e influentes, gastando sempre mais do que pode.

Entrevista
(Junho de 2014)

Quem é a Helena Barahona? 
Helena Barahona é uma mãe e uma avó de um estrato social  denominado de média alta. Em jovem, teve uma carreira profissional, foi locutora de rádio e apresentadora de televisão. Casou "muito bem" (como antes do 25 de abril se dizia) e aí terá tido um enorme desafogo económico. Não quer aceitar que ela e os seus já não têm a mesma liquidez financeira... Não vivendo totalmente para as aparências finge, contudo, "junto das poucas amigas" que continua a viver bem... Gosta imenso da sua nora (só tem filhos homens) e defende-a... Ao seu marido, um pobre diabo meio atarantado, com neuroses várias, tem-lhe ternura, mas anos a fim de casamento trazem cansaço, más rotinas,  entre outros dissabores.

Como está a ser interpretar esta personagem?  
Interpretar qualquer novo papel é sempre desafiante: tornar a D.Helena única, "embirrativa" ou não, cool ou com os nervos em franja... É desejável que "persista na memória do espetador".

Uma das últimas participações da São José Lapa em televisão, foi no programa “Ingrediente Secreto”, onde revelou um gosto especial para a cozinha. Fora do ecrã, a culinária é um dos seus hobbies? Que outro tipo de atividades ocupa os seus tempos livres?
Eu não sou grande cozinheira mas gostaria de o ser... Faço 'N' tarefas na minha quinta ,"O Espaço das Aguncheiras"... Cortar, mondar, limpar, regar,  apanhar fruta,  pintar/ limpar com cal... e a lida da casa, as compras, entre outras. Não tenho empregada doméstica .


É uma atriz com um vasto currículo em televisão, cinema e teatro. Como tem sido representar ao lado de um elenco jovem? Ainda há muito que aprender com esta geração? 
Sempre trabalhei com atores de todas as idades, por exemplo, em Médico de Família, na Floribela, em teatro, entre outros. A atitude é sempre a mesma: respeito e generosidade são as "armas" para nos relacionarmos... Mas os jovens atores  (em geral é assim em todas as profissões, porque é o início) em nada, ou quase nada, interpretaram. Estão absolutamente relaxados (a inconsciência dos primeiros passos) e eu invejo-os... Já dizia um realizador dos anos 40 que crianças e  animais eram óptimos materiais de trabalho, pela verdade da inconsciência...


Quais as expetativas em relação ao produto final de Água de Mar?  
Vi uma promo interna  e gostei imenso das imagens, da  luz e décors, maquilhagens... Não havia som, assim só posso opinar pela imagem que achei muito cuidada... O que leio e digo na Helena, o texto flui.. e é muito bom tal acontecer.

Que outros projetos podemos contar da São José, nos próximos tempos, para além da série?  
Também tenho um projecto de televisão, cujo primeiro episódio foi entregue na RTP, chamado Uma Quinta entre a Quarta e a Sexta, que está entre o divertimento cómico e o instrutivo (estou expectante). E depois, o Teatro: estou a preparar 3 Irmãs de Anton Tchekhov e Camilo Castelo Branco, um trabalho conjunto com a Inês Lapa Lopes (a minha filha) que realiza o vídeo. Os papéis femininos serão representados ao vivo - teatro - e também no vídeo as cenas de contacto físico. Os papéis masculinos estarão  somente em vídeo... Produzir teatro com mínimos financeiros é por vezes entrar em processos de imaginação multifuncionais.. (risos).

Porque é que os espetadores não podem deixar de ver Água de Mar?
Porque  é um bom momento de relax, porque ver fazer surf bem filmado é hipnótico, porque as histórias são variadas e com elas as espetadoras também irão curtir, porque os mais velhos me irão ver (risos).

Especial Água de Mar
Convidado: São José Lapa
Entrevista: André Pereira
Junho de 2014