Header Ads

Fantastic Entrevista... Pedro Sousa


FANTASTIC ENTREVISTA 
TEMPORADA 6 / EDIÇÃO 6 / JUNHO DE 2014

Pedro Sousa é o sexto convidado da 6ª temporada do "Fantastic Entrevista". Nesta que é a 57ª edição da rubrica do Fantastic, iremos estar à conversa com o protagonista da novela "Sol de Inverno" da SIC, que se tornou conhecido do grande público na série "Morangos com Açúcar" com a personagem Sal.

1- Começa a sua carreira enquanto actor em curtas-metagens. Antes disso, o que sonhava ser?
Na verdade comecei a carreira com o filme "Deste Lado da Ressurreição" de Joaquim Sapinho. As curtas que fiz antes foram exercícios escolares (frequentei o curso de formação de actores da Act entre 2007/10). Antes disto o meu sonho era ser surfista profissional.
 
2 - Foi protagoniza do filme português "Deste Lado da Ressurreição". Sendo uma história tão intensa, como recorda esta experiência?
O filme foi rodado entre 2007 e 2008. Foi juntamente com "Sol de Inverno", obviamente diferentes, das as experiências da minha vida. O Rafael (personagem do filme) estava a atravessar uma crise espiritual onde não conseguia encontrar a fé e um caminho a seguir. Posso dizer que desde que comecei a preparar o Rafael, fiquei diferente. Deixei de ter algumas características do Pedro e substitui-as pelas do Rafael.

http://cineclubejoane.org/2013-06/images/Deste%20Lado%20da%20Ressurreicao2.jpg

3 - O que acha que o filme tem de diferente de outras produções nacionais?
Sinto que o filme é de uma profundidade incrível e em vez de dar a informação de forma objectiva/directa deixa espaço para o espectador reflectir e procurar em si as respostas. Mas talvez a grande diferença seja o facto de o Joaquim Sapinho ter arriscado neste caminho e não pelo caminho mais fácil que seria por exemplo, ter uma actriz nua.


4 - No mesmo ano, é "Sal" na 8ª temporada de verão de Morangos com Açúcar.  Qual a importância deste papel na sua carreira?
Os Morangos com Açúcar fizeram parte da minha educação enquanto actor. É muito diferente fazer cinema de fazer televisão e os "Morangos" deram-me essa noção e abriram portas para outros projectos. 

http://sites.euroimpala.pt/cache/bin/XPQUQowXX62723pNpAsNJhx9ZKU.jpg 

5 - "Sol de Inverno" foi o projeto de maior visibilidade que se seguiu, onde interpretou o 'Salvador' (mais um "Sal" na sua carreira). Como se preparou para este projeto?
É curioso o facto de ser mais um "Sal" sendo que em "Deste Lado da Ressurreição" era Rafael mas passava muito tempo na água do mar (sal). Outra curiosidade foi o facto de o Salvador ter vivido em Londres e eu quando fiquei com o papel estava a viver em Londres também e tinha, tal como o Salvador, deixado uma namorada em Portugal. Essas semelhanças ajudaram na construção do personagem. O meu grande objectivo era que a relação do Salvador e a Matilde ficasse verdadeira e para isso eu e a Victória ensaiámos algumas vezes juntos com o Daniel Gorjão antes de começarmos a gravar.  

6 - Fisicamente, o Salvador e o Sal são totalmente diferentes, o que leva a que muita gente não o associe às duas personagens. Com qual dos dois mais se identifica.
O Sal era mais relaxado do que o Salvador e nisso identifico-me muito com ele mas o Salvador tinha a garra que eu, quando quero muito uma coisa, também tenho. O Salvador acredita mais no amor do que o Sal e nisso sou mais Salvador. De aspecto físico sou totalmente Sal.

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhAMX1TewhWB5LZT6gYTsuw0YgQZ8BTL4Cuu-DzFdv2xeE4uw_wtno1KI1ThKke8R1XASUHNelWatNoKgLMZxxtM-fEE2lelH0bdiBVUF9IGmnfanqtbGavO2-BgCVC2dohGHXhCJexMBU/s1600/5RT.jpg

7 - A novela da SIC é a mais vista em Portugal.  Que balanço faz de quase um ano de gravações?
Foi o projecto mais intenso que fiz, gravar quase um ano rodeado de uma equipa excelente (produção,realização,técnica e actores) foi uma aprendizagem muito grande não só profissional como pessoal. Não ter tempo para quase nada era algo que eu não conhecia, quase que ter de por o Pedro em stand-by. Desde  que "Sol de Inverno" estreou que de repente estou sujeito a uma exposição que não me é confortável. Sempre gostei de passar despercebido e agora é muito difícil. 
 
8 - Fora do ecrã, sabemos que o surf é uma da suas paixões, tendo até sido campeão nacional da modalidade. Fale-nos um pouco da importância deste desporto na sua vida.
O surf, tirando a excelente educação que os meus pais me deram, foi o que me educou. Tudo o que faço desde que comecei a surfar é influenciado pelo surf. Ter de depender da natureza (são muitos os factores que condicionam o surf) é um desafio muito grande e dá uma espécie de "saber estar" que ajuda em tudo o resto. 

9 - Gostava de ter tido mais experiências no teatro? O que acha que lhe falta fazer enquanto ator?
Quero mesmo muito fazer teatro. A única peça que fiz foi a peça de final de curso da Act que foi "Muito Barulho por Nada" de Shakespeare e foi das experiências mais marcantes para mim enquanto actor. Falta-me fazer tudo, isso é o interessante no trabalho de actor, nunca existe o "já fiz isso" porque como as pessoas, todos os personagens são diferentes.

10 - O que sonha estar a fazer daqui a 10 anos, a nível pessoal e profissional?
Profissionalmente espero estar a trabalhar como actor. Este último ano fez-me querer ainda mais ser actor. Pessoalmente espero já ter viajado muito mais e estar apaixonado.

EM POUCAS PALAVRAS...
Um filme: Into The Wild. 

Uma referência: Não me lembrei de nenhuma agora.
  
Uma música: Ao vivo, qualquer coisa que tenha instrumentos e voz (não gosto muito de electrónica). 
  
Um momento: Quando fui campeão nacional de surf. 

Um sonho: Ser músico. 

Um defeito: Sou "desligado" demais. 

Uma qualidade: Não sei.

Um destino: Uma ilha qualquer sem ninguém na Indonésia.

  O Pedro Sousa é... Boa pergunta. Ainda não tenho resposta para essa...