Header Ads

SIC irá emitir beijo homossexual em "Dancin' Days"

 

A SIC vai emitir um beijo entre duas personagens homossexuais, sendo Paulo Pinto e Vítor Norte a protagonizar esta cena, na novela 'Dancin Days'. A SIC irá exibir o momento entre Germano e Aníbal muito em breve, na reta final da novela. O texto que se segue contém spoilers.

Tudo irá acontecer durante o casamento das duas personagens, num dos episódios finais, no qual os dois vão oficializar a relação e beijam-se perante os convidados.

Ainda que não seja uma cena comum na ficção portuguesa, Pedro Lopes, autor da novela em questão, encara a situação com naturalidade. "Para mim, essa parte [o beijo] é a que menos me interessa [risos]. O beijo é uma demonstração de afeto normal num casal, seja ele hetero ou homossexual. Vejo isto como um afeto e não como algo que tem o objetivo de chocar ou de ser o primeiro a fazê-lo", considera o autor, em declarações à Notícias TV.

http://sic.sapo.pt/Programas/dancinDays2012/fotos/2012/07/18/anibal_gay.jpg/ALTERNATES/w612h468/
 
"O facto de isto ser notícia só prova que a homossexualidade ainda não é um tema assim tão banalizado como deveria ser. Mas é muito positivo que estas cenas sejam exibidas e espero que se repita mais vezes no futuro", frisa Paulo Côrte-Real, presidente da ILGA (Intervenção Lésbica, Gay, Bissexual e Transgénero).

O ator Paulo Pinto, que em Dancin' Days dá vida a Germano, revelou que "foi fácil" gravar a cena em que teve de trocar um beijo com Vítor Norte. "Eu e o Vítor tínhamo-nos conhecido no Equador, ficámos dois meses no Brasil e tornámo-nos amigos na altura. Quando soube que ia contracenar com o Vítor fiquei satisfeito, já havia entre nós alguma cumplicidade e gosto muito do trabalho dele. Além disso, sentirmo-nos à vontade com os nossos colegas é muito importante, principalmente num caso destes que é muito delicado. Isso foi logo meio caminho andado", explica.

Na versão original de Dancin' Days, que foi exibida pela TV Globo no Brasil em 1978 e 1979, não existia este casal homossexual. O autor da versão portuguesa reconhece que no Brasil este é um tema sensível. "Há mais censura. Tem havido uma grande resistência nas nas várias novelas que tentaram ter personagens homossexuais e muitas vezes essas personagens têm sofrido alguma alteração ou uma diminuição de importância", salienta.