Header Ads

Liga portuguesa transmitida em exclusivo no Cabo

Pelo segundo ano consecutivo, as transmissões do campeonato nacional de futebol deverão ser um exclusivo do cabo, nomeadamente dos canais Sport TV e da Benfica TV. Os telespectadores que não têm televisão por subscrição ficam assim privados de acompanhar a principal competição do futebol nacional. 

Ao que o CM apurou nenhuma das estações em sinal aberto (RTP, SIC e TVI) apresentou uma proposta formal à Sport TV. Isto apesar do interesse manifestado por Alberto da Ponte, presidente da RTP, em ter os jogos do campeonato na antena da estação pública como forma de alavancar as audiências.

Na verdade, não terá havido abertura por parte da estação de Joaquim Oliveira para negociar qualquer acordo, como confirmou recentemente Alberto da Ponte numa audição parlamentar. Fonte do canal de desporto disse ao CM que "devido às contingências atuais do mercado, os canais não têm dinheiro para comprar".

A última vez que os jogos foram emitidos em sinal aberto, a TVI terá pago 16 milhões de euros por 60 jogos. O CM sabe que a RTP terá mesmo tentado negociar uma permuta com os conteúdos do Mundial de 2014, dos quais é detentor dos direitos, mas nem assim a Sport TV cedeu. Caso vendesse os direitos de um jogo por jornada do campeonato, a Sport TV ficaria, em alguns fins de semana, com apenas um jogo de um dos três, já que um dos jogos passaria em sinal aberto e o outro na Benfica TV (sempre que o clube encarnado joga em casa).

Assim sendo, e caso se mantenha o atual cenário, só uma alteração na lista de acontecimentos de interesse público em sinal aberto, sob a alçada do ministro Miguel Poiares Maduro, inverterá o cenário de exclusividade do cabo sobre a competição. O despacho em vigor não contempla os jogos do campeonato.

CM