Header Ads

RTP espera que seja feita auditoria ao sistema de medição de audiências da GfK

O presidente da RTP disse esperar que a nova direcção da Comissão de Análise de Estudos de Meios (CAEM) decida por uma auditoria ao sistema de medição de audiências da GfK até 15 de Junho.

Alberto da Ponte falava na conferência de imprensa dos resultados anuais da RTP, relativos a 2012.

Sobre a relação da RTP com o autorregulador CAEM, de onde saiu como membro depois de não ter sido validado o seu pedido para a auditoria do sistema de medição de audiências, Alberto da Ponte disse que dá “um voto de confiança” à nova presidência do autorregulador.

“Tenho que dar o benefício da dúvida em relação à nova direcção da CAEM, de quem tenho sentido manifestações claras no sentido de escutar a nossa posição em relação a essa auditoria. Se a verificação não começar ou tiver sido decidida entre hoje e 15 de Junho, para mim é tarde”, disse.

A GfK substitui a Marktest na medição das audiências em Portugal em Março do ano passado e desde essa altura que a RTP e a TVI se têm queixado do resultado das mesmas.

No caso da RTP, isso traduziu-se numa redução substancial das audiências e, já descontando o efeito da descida do mercado publicitário, custou à RTP 9,8 milhões de euros, segundo dados divulgados por Alberto da Ponte.

O presidente da RTP disse ainda que está à espera de uma resposta da GfK, depois de uma reunião que teve com os responsáveis europeus da empresa de audimetria.  “Ficaria muito surpreendido se essa resposta não favorecesse essa auditoria”, afirmou.

Questionado sobre se admitia recorrer à via judicial para resolver o assunto, Alberto da Ponte afastou neste momento esse cenário.

“Não tenho nenhum motivo para estar a pensar ainda num desenlace judicial, mas é evidente que não pode ser posta de parte”.  Questionado pelas receitas comerciais da RTP durante o primeiro trimestre, Alberto da Ponte afirmou que se regista “um desvio negativo”.

Fonte: Lusa