Header Ads

Especial Ambição: Conheça as personagens da nova novela da SIC (3ª edição)

As gravações da nova novela da SIC já começaram e a nova produção protagonizada por Maria João Luís e Rita Blanco tem estreia prevista para Setembro. Hoje é o terceiro e último dia em que revelamos tudo sobre cada uma das personagens da nova novela da SIC: Ambição.

Vasco Gusmão (Francisco Monteiro)

Tem 10 anos e é uma criança superprotegida pela família (Pai e avós maternos) que vela para que ele não sinta a falta de uma mãe que, postos de parte todos os eufemismos, o abandonou de forma egoísta e de difícil compreensão. Não obstante, Vasco convive relativamente bem com a situação. Na sua alma juvenil terá encontrado forma de conviver com essa lacuna emocional e questão por resolver.

Rosa Mendes (Lia Gama)

Rosa tem 56 anos e sempre trabalhou no ramo da hotelaria como rececionista. Mãe de Ana e Nuno, é casada com Horácio. Ela e o marido, nasceram e conheceram-se numa aldeia perto de Viseu e apaixonaram-se quando ainda eram miúdos. Vieram muito novos estudar e trabalhar para Lisboa. Apesar das origens humildes, conseguiram dar uma vida estável à família e pagar os cursos universitários aos filhos. São um exemplo perfeito de uma classe média com condições mínimas para sobreviver à crise. Rosa é católica. A família é o mais importante para si, pelo que lhe custa imenso entender a fuga de Ana e o abandono do marido e do filho. Também não sabe lidar com a homossexualidade de Nuno, mas apesar disso é menos intransigente com os filhos do que o marido. Vai ser a primeira a tentar perdoar Ana e a aceitar a opção de Nuno.

Horácio Mendes (Alexandre de Sousa)

Encarregado geral na fábrica da BOHEME, com 57 anos, tem algumas dificuldades em lidar com tantas mulheres. Tenta impor a sua autoridade mas não tem grande sucesso. Não aceita a fuga da filha e que não está disposto a perdoar-lhe. Trabalhou com o genro (Manuel) quando ele era diretor da empresa e ficou impressionado quando ele abdicou da carreira para tomar conta do filho. Não consegue aceitar que tem um filho homossexual, que vive com outro homem e vai ter muitas dificuldades em lidar com a adoção de uma criança.

Nuno Mendes (Rui Neto)

Irmão de Ana, filho de Horácio e Rosa. Tem 33 anos, é homossexual e mantém uma relação com Simão Aragão com quem vive. Simão tem dificuldades em sustentar-se, mas Nuno (que apesar de ser licenciado em Direito, pouco se serviu do curso) tem uma pequena loja de flores com relativo sucesso e tem algum dinheiro. Sempre incentivou o namorado a fazer ilustrações e paga as contas do namorado. Pouco depois do início da acção, os dois decidem que querem ser pais e Nuno dá início ao processo de adoção de uma criança – Camila. É com a chegada de Camila que os pais de Nuno começam a aceitar a relação, apesar de Horácio não compreender, continua a olhar com algumas reservas para Simão, mas esforça-se por tratá-lo como mais um membro da família.

Artur Fonseca (Duarte Soares)

24 anos. Artur é filho de Lurdes e Jacinto Fonseca. Artur é ousado e extrovertido. A personalidade destemida leva-o a ser um empreendedor, sempre em busca de uma nova forma de ganhar dinheiro (a imaginação e iniciativa de Artur para os “esquemas” parecem não conhecer limites, levando a alguns episódios rocambolescos e bem- humorados). O problema é que, por falta de consistência e de organização, os seus planos acabam sempre por redundar em fracasso. Mas o otimismo e poder de encaixe permitem-lhe dar a volta por cima.

Jacinto Fonseca (Júlio César)

Jacinto tem 56 anos, é casado com Lurdes e pai de Artur. Jacinto trabalhava na construção civil, mas atualmente está desempregado. Com o filho já adulto, os seus sonhos de uma vida estável sofreram um duro revés. Ao contrário do que estava habituado a acreditar, os empregos estáveis e duradoiros começaram a desaparecer. A crise atirou para o desespero milhares de famílias, entre elas, os Fonseca. Jacinto já foi despedido há algum tempo e desde então, depois de se ter acabado o subsídio de desemprego, foi trabalhando em alguns biscates, já não como mestre-de- obras mas como pedreiro. Mas estes serviços escasseiam e vai sendo preterido em relação a pedreiros mais novos.

Lurdes Fonseca (Maria Emília Correia)

Tem 54 anos e é gaspeadeira na empresa que produz os sapatos BOHEME. Lurdes vai ser despedida em breve, passará a viver com subsídio de desemprego (que é muito pouco) mas é muito mais pessimista e derrotista que o marido e mais permeável à depressão. A sorte de Jacinto e Lurdes é o filho já ser suficientemente crescido para saber que terá de se prover a si mesmo. Isso não impede o casal de lamentar que Artur seja tão imprevisível nos seus negócios. Para agravar ainda mais o cenário, a falta de pagamento das prestações da casa ao banco coloca-os na situação limite de serem “despejados”, ficando sem sítio onde viver.

Dulce Sousa (Márcia Breia)

62 anos. É a cozinheira da casa Teles de Aragão, mas a sua experiência e firmeza levaram-na a tornar-se uma espécie de governanta e psicóloga-geral do lar (julga possuir o equivalente a vários mestrados em Psicologia apenas porque vê os programas da tarde na televisão e retém os comentários dos psicólogos que lá vão analisar os vários casos de vida). Chegou há quarenta anos à Mansão dos Teles de Aragão (no tempo dos sogros de Laura) e é completamente fiel ao seu papel de gestora e garante da harmonia da casa e da família Teles de Aragão, tanto quanto no dia em que o jurou fazer, há quarenta anos, aos pais de Francisco. Nem que para tal tenha que guardar alguns segredos familiares. O segredo que não ousou ainda revelar, por ter medo das consequências, é o da relação de Francisco com Isabel (sua afilhada) e de todo processo de adoção de Salvador por parte de Francisco.

Carlos Sousa (Rui Unas)

38 anos, filho de Dulce, herdou as funções de jardineiro, motorista e mecânico na mansão Teles Aragão do seu falecido pai. O sonho de Dulce é ver o seu filho bem casado, com uma mulher honesta, e ter netinhos. Mas Carlos não tem pressas em cumprir esse projeto. Antes disso quer divertir-se e conquistar o maior número possível de raparigas. Para tal, faz tudo para as impressionar com os recursos que tem: o carro dos Aragão, a mansão, a roupa dos patrões e o conhecimento dos panfletos turísticos que arranja na internet. É um “pintas”, um “bazófias” que está sempre pronto para dar a volta a uma miúda gira. Tem uma relação próxima de Salvador, com quem cresceu, apesar das diferenças de estatuto.

Inês Galego (Bárbara Lourenço)

Tem 20 anos e é a melhor amiga de Margarida. Conheceram-se no colégio e tornaram- se inseparáveis desde aí. Vem de uma família de classe alta, com pais muito rígidos e conservadores que sempre a tentaram controlar, mas sem sucesso. Inês está constantemente a tentar quebrar as regras e pisar o risco. Está na faculdade, mas gosta pouco de estudar. Prefere andar em festas, beber, namorar e divertir-se.


Lúcia Raposo (Diana Chaves)

Tem 32 anos e é mãe solteira de Matias (12) e Violeta (10). Divorciou-se há 4 anos atrás e mudou-se para o Palacete de Lé, onde vive com os dois filhos. É dona do Bar da Praia e é uma mulher de armas, sincera e frontal. Mas também é divertida, descontraída e desportista. Gere o bar de praia que é ponto de encontro de muitas das nossas personagens. Vai apaixonar-se por Tomás mas até perceber que ele é o homem ideal demorará o seu tempo. Lúcia não quer envolver-se com ninguém e por isso evita ao máximo que Tomás se aproxime dela. As suas principais preocupações, para já, são os seus filhos: Matias, de 12 anos e Violeta, de 10.

Fátima Cardoso (Luciana Abreu)

28 anos, oriunda de Porto, Fátima vem para Lisboa perseguindo um amor que pensou ser perfeito. Quando cá chegou descobriu que, mais uma vez, foi enganada – o homem já cá tinha família. Anseia por encontrar o homem da sua vida, mas está sempre a falhar a pontaria. Apaixonar-se pelos homens errados é a sua sina. Com o desgosto que sentiu desta vez e farta de viver no Norte com a família, que tem um negócio de carrosséis, vivendo como nómadas de romaria em romaria, arranja trabalho como camareira na pensão de Lé Vasconcelos. Finalmente um emprego estável, debaixo de um teto, que não sai do mesmo sítio.

Rita Taborda (Sandra Barata Melo)

Tem 32 anos e é a chefe de linha das Gaspeadeiras. É mais nova e tem menos experiência no ramo do que algumas das suas colegas, mas tem mais currículo (tirou alguns cursos profissionais) e, sobretudo, tem mais lata, verborreia e ambição do que qualquer uma delas. Sabe insinuar-se e percebe de relações humanas o suficiente para saber escolher as palavras certas e as amizades de forma a subir na carreira. O reverso deste temperamento é ser muito arrogante e vaidosa. A sua relação com as subalternas é conflituosa, principalmente com as mais novas e inexperientes.