Header Ads

Concerto dos Deolinda hoje na RTP2

 http://img0.rtp.pt/icm//thumb/phpThumb.php?src=/images/0c/0ca4e6ddcb80699cac6b14d9c478324f&w=420&sx=0&sy=0&sw=285&sh=256&q=75

A RTP2 emite hoje às 22h11, no espaço "Palcos" o concerto dos Deolinda no Coliseu dos Recreios. Este programa mostra a atuação ao vivo dos Deolinda num espetáculo gravado no Coliseu dos Recreios em Lisboa em 2011.

Deolinda é um grupo de música portuguesa inspirado pelo fado e pelas suas origens tradicionais. O projeto musical surgiu em 2006, quando os irmãos Pedro da Silva Martins e Luís José Martins (ex-Bicho de 7 Cabeças) convidaram a prima, Ana Bacalhau, então vocalista dos Lupanar, para cantar quatro canções que tinham escrito. 

Após perceberem que a voz da prima se adequava na perfeição às rimas e melodias por eles criadas, convidaram também José Pedro Leitão, contrabaixista dos Lupanar (atual marido de Ana Bacalhau), para se juntar aos três, nascendo assim os Deolinda. Desde então a carreira deste grupo tem colecionado vários êxitos e até já serviu de mote à expressão de uma geração, como aconteceu com o tema Parva Que Sou.

http://lh3.ggpht.com/-rmGm6rrAqxs/UWrfqrCmHnI/AAAAAAAACr8/8s_YrNno_Js/Deolindamundopequenino_thumb%25255B3%25255D.jpg?imgmax=800

Há poucas semanas, o grupo lançou o seu mais recente trabalho. Depois de Canção ao Lado (2008) e Dois Selos e Um Carimbo (2010), os Deolinda acabam de lançar Mundo Pequenino. A banda  continua neste novo álbum com as raízes da música portuguesa muito vincadas, mas também com o caráter inovador e intervencionista que se nota, tanto nas composições como nas letras.

O single do álbum chama-se Seja Agora e a faixa Musiquinha parece vir a ser um grande sucesso, tanto nas rádios como nas playlists de todos os que gostam de música portuguesa, muito por causa da sua composição musical mas, também, pela sua crítica à sociedade e à maneira de ser do "português" na letra. Este tipo de crítica social à maneira de ver as coisas do "português" é algo que marca este álbum, tal como nos anteriores.