Header Ads

RTP2 dedica feriado ao "Dia D"

 http://img0.rtp.pt/icm//thumb/phpThumb.php?src=/destaques/images/f3/f3ac5699db49eb77fef76ee264453146&w=420&sx=0&sy=0&sw=785&sh=439&q=75

Mais uma vez, a RTP2 volta a dedicar o dia 25 de Abril aos documentários portugueses. Amanhã,será pelo quinto ano consecutivo o "Dia D", com a exibição de uma série de documentários desde a 1h do dia 25 até a 1h do dia 26 de Abril.

Serão 24 horas dedicadas a exibição de filmes documentais portugueses, muitos deles em estreia.O objectivo da estação é celebrar a liberdade de criação traduzida nas obras dos realizadores e criadores nacionais. O documentário tem contribuído de forma decisiva para o auto-conhecimento e pensamento dos indivíduos e das sociedades. Ou seja, o documentário serve a qualidade da nossa vida e a qualidade da nossa democracia. A acrescer a tudo isto, o género documental tem produzido obras que se fixarão na história da arte.

Salgueiro Maia, Maria Velho da Costa, Julião Sarmento, Sam The Kid, Jorge Salaviza, Miguel Torga, Luísa Todi, Amadeo Souza Cardozo, Fernando Bento, Alçada Baptista, Hermínia Silva, Laura Soveral, os Presidentes da República Portuguesa, Maria de Lourdes Pintasilgo, D. António Ferreira Gomes, Gonçalo Ribeiro Telles, Joana Vasconcelos ou Fausto Bordalo Dias são algumas das personalidades mencionadas nas produções.

Em baixo, apresentamos a programação completa: