Header Ads

"As telenovelas têm o seu lugar, mas enganam o público"

 
O ator Rui Mendes, que está atualmente no teatro com ‘Os Reis da Comédia' falou com o Correio da Manhã sobre a sua carreira e o papel das telenovelas na televisão nacional. O ator de 75 anos admite gostar mais de fazer do que ver novelas. Lamenta que a televisão persiga mais o lucro do que a cultura e que a ficção imite a vida em vez de a recriar.

"As telenovelas têm o seu lugar, mas enganam o público. As pessoas vêem uma telenovela como quem espreita os vizinhos do lado. O que elas querem ver é a realidade das personagens que estão ali. A mim não me interessa rigorosamente nada a vida dos outros", disse o ator ao jornal.

Apesar disso, o ator assume a evolução do formato. "Melhorou imenso do ponto de vista técnico. O saber fazer melhorou imenso. E a interpretação também. Os actores têm hoje mais naturalidade, estão mais próximos da vida real, que é aquilo que eu não gosto", conclui.

Apesar disso, acha que a ficção não imita a realidade, mas sim a reconstrução do real, porque "os temas têm de ser os da vida real, mas recriados. As novelas escravizam o telespectador, obrigam-no a acompahar uma história durante oito meses quando ela podia ser contada em hora e meia".

Em relação ao seu atual trabalho no teatro, adianta que está a correr bastante bem. "Tenho uma relação muito próxima do Tivoli. Nos anos 60 e 70, fiz lá quatro espectáculos. A sala enchia às 18h30. E ia lá ao cinema com a minha avó, viúva de um actor, e a minha mãe. É sempre uma emoção o reencontro com o Tivoli", revelou à referida publicação.