Jornal 'Público' vai despedir 48 trabalhadores
A administração do jornal Público pretende avançar com um despedimento colectivo de 48 pessoas, 36 dos quais são jornalistas. A intenção foi revelada esta quarta-feira num plenário de trabalhadores do jornal, durante a apresentação do projecto de viabilização da empresa.
O plano foi justificado pela administração da Sonaecom em comunicado colocado online na página do jornal. Aí é referido que o Público irá levar a cabo “um projecto de reestruturação”. “Este plano consistirá no reforço e adequação de competências, onde se inclui a maior orientação para as crescentes exigências do mundo digital, e na redução da estrutura de custos em cerca de 3,5 milhões de euros por ano, com a diminuição de custos de funcionamento e previsível saída de 48 colaboradores”, pode ler-se nesse documento.
Fontes já revelaram que este é a única hipótese de salvaguardar o futuro do jornal, uma vez que caso não aconteça, a administração estaria a fim de fechar o diário já em Março de 2013.
No documento oficial, é ainda recordado que “a imprensa escrita está desde há alguns anos a atravessar uma mudança estrutural profunda, à escala mundial, que se tem traduzido numa forte tendência de queda de receitas em resultado do efeito de substituição do papel pelo online. Ao sector em Portugal somam-se ainda os severos impactos da actual crise económica, quer nas receitas de circulação, quer nas receitas de publicidade.”
Comente esta notícia