Header Ads

Especial 20 Anos SIC - Edição 15


 Ao longo de 22 edições iremos recordar os 20 anos da SIC em Portugal. Em cada semana, um ano diferente. Nas últimas cinco rubricas outras surpresas serão reveladas. De 21 de abril a 6 de outubro recordamos os programas que fizeram história nesta televisão, mostramos algumas curiosidades sobre a primeira estação generalista portuguesa e recordamos as audiências da época. Esta semana viajamos até ao ano de 2005...

RESULTADOS AUDIOMÉTRICOS

PROGRAMAS QUE MARCARAM ESTE ANO

Esquadrão G
2005
Eram giros, gentis, generosos, geniais, galãs, glamorosos. E prometiam revolucionar a vida de pacatos homens heterossexuais. Cinco especialistas,  modernos,  charmosos,  informados,  divertidos,  que  sabiam  o  que todas as mulheres querem num homem.


Fátima
2005 - 2009
Embora  rotulado  de  ‘entretenimento’,   o  programa  de  Fátima  Lopes foi  um  programa atento às pessoas, ao país e que mostra os “bastidores”  da notícia – daí a abordagem de tantos  casos que todos  os dias prenderam  a atenção  de tudo  e de todos.  Durante  a licença de parto da apresentadora, o programa foi conduzido por Merche Romero e Carlos Ribeiro.
 

O Crime do padre Amaro
2005
Filme produzido  pela  SIC.  Um  padre  jovem  num  bairro  social.  Uma jovem  sensual e sedutora. Amaro faz de tudo para resistir à tentação, mas Amélia não desiste. Será que um homem de Deus consegue vencer o desejo carnal?

O Inimigo Público
2005
Inimigo Público TV conta com um pivot (Rui Unas; Joana Cruz ou Ana Rita Clara) que tem a seu cargo a leitura de notícias produzidas pela equipa de argumentistas oriunda do jornal com o mesmo nome - distribuído como suplemento do jornal "Público"-, bem como o lançamento de diversos enviados especiais aos grandes acontecimentos nacionais e internacionais que marcam a atualidade. Dado tratar-se de um telejornal, o Inimigo Público contará com reportagens, bem como a utilização de imagens reais para a criação de peças próprias que irão proporcionar uma leitura alternativa da atualidade portuguesa.

A Inimigo Público TV tem igualmente uma panóplia de rubricas, mais ou menos instáveis, que se dedicarão à análise de diversas temáticas, bem como um amplo painel de comentadores e críticos que irão analisar desde o cinema, passando pela política, o futebol ou a moda. O Inimigo Público TV é um telejornal de notícias falsas e ficcionadas, com a duração de 45 minutos, sobre assuntos verdadeiros e também com notícias verdadeiras sobre aspetos laterais, sempre com um ângulo humorístico.

Os Jika da Lapa
2005
Programa de humor de 40 minutos, sitcom e talk show. A magia da televisão contagia toda a gente. As últimas vítimas foram uma família de origem Angolana, endinheirada, que vive num bairro chique de Lisboa. Para responder à ambição do filho (um jovem idealista que acredita ser seu destino tornar-se o "Senhor Televisão do século XXI"), o pai decide arrasar o jardim e a piscina lá de casa e construir um verdadeiro e sofisticado estúdio de Televisão. A partir dali o seu filho poderá realizar e emitir para todo o mundo civilizado o seu fantástico Talk-Show

Os Mini Malucos do Riso
2005-2006
Mini Malucos do Riso é um programa especial com duração de 50 minutos com início  de emissão no domingo de Páscoa de 2005. Mini Malucos do Riso segue a estrutura dos Malucos do Riso com uma variante: todos os atores são crianças que representam como se fossem adultos.

Guarda-roupa e maquilhagem mereceram atenção muito especial: fardas de revisor no comboio, de hospedeira no avião, hábito de padre ou tailleur Channel foram entre muitos outros fatos, desenhados e feitos para as Mini-medidas de 12 jovens atores, alguns em estreia absoluta na televisão. Cabeleiras, bigodes e barbas postiças, ajudam a construir personagens a que o facto de serem representados por crianças, acrescenta ao humor das situações, uma nota de encanto e ternura.

Até Amanhã Camaradas
2005
 
Até amanhã, Camaradas, série adaptada da obra homónima de Manuel Tiago, conta com Gonçalo Waddington, Cândido Ferreira, Leonor Seixas e Paulo Pires, entre muitos outros, na protagonização de uma história que retrata as lutas operárias de 1944 e o recrutamento de militantes clandestinos para o Partido Comunista. 
Esta série mostra o dia-a-dia dessa luta clandestina, vivida por dentro, no terreno. Os seus personagens são um retrato dos homens e das mulheres que dedicaram as suas vidas a essa luta. Dos seus ideais, das suas paixões e dos seus sacrifícios. Dos que mostraram fraqueza e dos que deram a vida pelo que acreditavam. 


Camilo em Sarilhos
2005-2006
"Sticom" hilariante protagonizada pela dupla Camilo de Oliveira e Maria Emília Correia, o Camilo e a Clara. Um casal unido pela força do humor e abençoado por inenarráveis sarilhos. Camilo, um incorrigível mulherengo, tenta incessantemente confirmar a sua capacidade de seduzir jovens mulheres. Clara, no seu papel de mulher um pouco neurótica e obsessiva, é muitas vezes ajudada pela empregada a boicotar os planos sombrios do seu marido.

Cinco Estrelas
2005-2006
Programa que dá a conhecer o mundo secreto da televisão. Tudo o que se passa na SIC nos bastidores, nos camarins, nos ensaios, os bloopers, os enganos divertidos com figuras da informação, do entretenimento ou da ficção, as histórias engraçadas, as manias e superstições dos profissionais do nosso mundo TV, etc. Pretende-se assim misturar blocos de imagens de arquivo nacionais e internacionais (bloopers), com peças de reportagem realizadas em programas do universo SIC (ou Globo) e com uma entrevista principal feita a um convidado especial.