Header Ads

Especial 20 Anos SIC - Edição 14

 
Ao longo de 22 edições iremos recordar os 20 anos da SIC em Portugal. Em cada semana, um ano diferente. Nas últimas cinco rubricas outras surpresas serão reveladas. De 21 de abril a 6 de outubro recordamos os programas que fizeram história nesta televisão, mostramos algumas curiosidades sobre a primeira estação generalista portuguesa e recordamos as audiências da época. Esta semana viajamos até ao ano de 2004...

RESULTADOS AUDIOMÉTRICOS

PROGRAMAS QUE MARCARAM ESTE ANO

Papeis ReSIClados
2004

Antologia dos melhores quadros de comédia do "Herman SIC", estruturada como se se tratasse de um documentário clássico. As situações e personagens dos referidos quadros serão alvo dos comentários, análises e críticas de outras personagens, criadas especialmente para a série, também elas interpretadas exclusivamente por Herman José.

Estas novas personagens, darão o seu testemunho num decor único, neutro e minimal na decoração (Estúdio de TV), dando ao espetador a ilusão de que estão a ser entrevistadas. Numa ou noutra circunstância, poderemos ouvir algumas das perguntas em off. As outras facilmente se subentendem. Trata-se de figuras que poderão ou não ter tido algum contacto com personagens tão marcantes como Diácono Remédios, Nélo, Zé Chunga, Esteves, etc. É através destes testemunhos que vamos revelando segredos e curiosidades das famosas personagens criadas por Herman José.



Flagrante Delírio
2004 - 2006

Um programa semanal, com 68 episódios de 25 minutos, baseado no conceito da surpresa total a qualquer momento: cidadãos comuns ajudam uma figura pública numa situação encenada. Cada programa tem como ponto forte uma situação de apanhados em que uma figura da SIC ou da sociedade portuguesa em geral, é convidada de surpresa a protagonizar uma situação em que apanha desprevenidos "simples" cidadãos. Estes cidadãos ajudaram a figura VIP a desempenhar determinada tarefa. Foi apresentado. Para trazer ainda mais ritmo e riso ao programa, são incluídos ao longo da emissão pequenos "gags" de apanhados humorísticos internacionais e nacionais.



K7 Pirata
2004-2006

Programa de humor, apresentado por Nilton, que entrevista, num registo divertido e descontraído, uma personalidade do meio artístico por programa. Uma conversa descontraída, em locais inesperados. Os convidados são figuras públicas, às quais o comediante mostra uma nova faceta. Entrevistar com rapidez, humor e irreverência é o lema. Cada pergunta é uma provocação com múltiplos sentidos. A intercalar a conversa, divertidos vídeos com as situações mais hilariantes e inesperadas, onde as vozes de Eduardo Madeira e Francisco Menezes dão vida a dezenas de personagens.



Mega Ciência
2004

Foi um programa  de televisão para divulgação científica que deu a conhecer, com uma linguagem acessível, a ciência ao grande público, com experiências espetaculares e respetivas explicações. Entretenimento  inteligente  dos “8 aos 80 anos”. Apresentado por Cláudia Semedo e Leonel Silva.



Manobras de Diversão
2004

Programa de humor com 14 episódios de 50 minutos, incluindo sketches, "stand-up comedy", números musicais e bastidores/falso reality show. Tudo entrecruzado, numa montagem ágil de segmentos curtos. Com Manuel Marques, Bruno Nogueira, Marco Horácio, Carla Salgueiro e Joana Capucho.



Maré Alta
2004-2006
A série "Maré Alta" passa-se no ambiente sofisticado de um navio de cruzeiro, o universo do paquete é visitado através de "Quadros de Comédia", onde entre os passageiros não faltam as mulheres elegantes, as figuras típicas como o comandante, os marinheiros e homens à procura de aventura.
O programa é constituído por "Sketchs"que se desenvolvem em "cenas" características de um paquete de cruzeiro: O salão de festas, a balaustrada, a ponte de comando, o jacuzzi, o portaló de entrada, são alguns dos decores onde se desenrolam as acções do "Maré Alta".

Neste verdadeiro "barco do humor" em viagem constante pelo o mundo da comédia há um galarim de personagens fixos que nos vão revelando os seus traços cómicos e onde não falta o elemento estranho e satirico que nos chega através do "Náufrago". Com Ana Bustorff; Andreia Dinis; António Melo; Carla Salgueiro; Carlos Areia; Carlos Cunha; Carlos Sebastião; Fátima Preto; Fernando Rocha; Henrique Viana; Jorge Mourato; Licínio França; Marta Pereira; Óscar Branco; Pedro Alpiarça e Raquel Loureiro.



O Jogo
2004-2006

Esta telenovela portuguesa conta-nos a história de uma família de alta sociedade, com raízes no Alentejo, que o tempo e as quezilias familiares fizeram questão de separar. O argumento baseia-se na morte da matriarca de uma família da alta sociedade que não tinha qualquer herdeiro directo. A leitura do testamento informa que sua fortuna ficará para o vencedor de um jogo. A partir daí, os prováveis três herdeiros fazem de tudo para o vencer.

O Jogo começa com o reencontro da família no funeral de Maria Leonor de Vasconcelos, a Tia Nini. Detentora de uma invejável fortuna, Nini morre sem deixar herdeiros directos. A leitura do testamento faz com que os Vasconcelos sejam levados a participarem num jogo, no qual o vencedor será o herdeiro de Nini. Sem deitar tudo a perder, os diferentes elementos da família são levados a cumprir à risca as imposições e regras de Nini, que os levará a conheceram-se melhor e a revelarem-se uns perante os outros.



Só Gosto de Ti
2004

Tendo como ponto de partida a história de uma família que se desfaz, Só Gosto de Ti, uma série com 26 episódios de 45 minutos cada, propõe-nos acompanhar as aventuras e desventuras do quotidiano dos filhos do casal que se divorcia. Nos papéis principais podemos contar com Rosa Lobato de Faria, José Wallenstein, Ana Padrão, João Cabral e Maria João Bastos.

José Wallenstein é Pedro, um arquitecto casado há 20 anos com a sua colega de faculdade e também arquitecta, Helena (Ana Padrão), de quem tem quatro filhos, Maria (Catarina Wallenstein), Benedita (Filipa Serra Coelho), Afonso (Vasco Ferreira) e Inês (Mafalda Lourenço).

Logo nos primeiros episódios vamos poder assistir à separação do casal. Pedro vai sentir então o sabor do que é ser um homem separado a braços com as preocupações inerentes. Para Helena, que não exerce a sua profissão como arquitecta, vivendo apenas em função dos filhos, a autora Vanda Sousa reserva o reencontro com outro colega da faculdade, João (João Cabral), este também separado de Paula (Mafalda Vilhena), mãe do seu filho Alex (Manuel Sá Pessoa). Esta última possui uma loja de roupa, onde trabalha Cecília (Cláudia Semedo).

No meio de toda esta confusão, surge Rita (Maria João Bastos), uma professora de natação e mãe solteira de Rui (Tiago Costa), que se vai aproximar de Pedro e viver com ele um bonito romance. Rosa Lobato de Faria regressa à representação no papel da avó Lauda, mãe de Pedro. No núcleo juvenil, Madalena Brandão interpreta a melhor amiga de Maria, uma amizade da qual fazem ainda parte Ricardo (André Patrício) e Jorge (Ramon Martinez).



Dá-lhe Gás
2004-2006

Concurso de Verão, destinado aos jovens dos 11 aos 15 anos, que incluía provas físicas e temáticas, gincanas e desportos radicais em 18 cidades do país. A primeira temporada foi apresentada por Jorge Gabriel, Raquel Prates e Catarina Pereira. A segunda tinha na condução Diogo Morgado, Raquel Strada e Joana Oliveira.