Header Ads

"Abelha Maia" faz 100 anos


A abelha mais famosa de sempre comemora este ano 100 anos desde a sua primeira aparição. Em 1912, o livro 'As Aventuras da Abelha Maia', de Waldemar Bonsels, foi publicado pela primeira vez, adianta o jornal espanhol ‘El Mundo’.

O autor escreveu o livro para os seus filhos em Munique, que foi publicado em Setembro de 1912. Até aos finais da Primeira Guerra Mundial foram vendidos cerca de 90.000 exemplares. A história foi também adaptada para televisão pela companhia de animação japonesa Nippon Animation em 1975,  tendo ganho relevância em Portugal quando emitida na RTP1.

Foi através da série de animação para televisão que a famosa Abelha Maia se tornou conhecida do grande público. “É um tesouro nacional que conseguiu chegar aos corações de mais de três gerações”, comentou o compositor checo da canção da série, Karel Gott. “Os que então eram crianças, hoje são avós”, acrescentou.


Em Portugal, foi a cantora Ágata que deu voz ao genérico do programa. "Todos lhe chamam a pequena Abelha Maia / Fresca, bela e doce Abelha Maia / Maia voa sem parar (...)", cantava nas primeiras estrofes da melodia da série de televisão.