Header Ads

Especial 20 Anos SIC - Edição 13

 
Ao longo de 22 edições iremos recordar os 20 anos da SIC em Portugal. Em cada semana, um ano diferente. Nas últimas cinco rubricas outras surpresas serão reveladas. De 21 de abril a 6 de outubro recordamos os programas que fizeram história nesta televisão, mostramos algumas curiosidades sobre a primeira estação generalista portuguesa e recordamos as audiências da época. Esta semana viajamos até ao ano de 2003...

RESULTADOS AUDIOMÉTRICOS



PROGRAMAS QUE MARCARAM ESTE ANO

Ídolos
2003-2012

Apresentado por Sílvia Alberto e Pedro Granger entre 2003 e 2005, atualmente é Cláudia Vieira e João Manzarra quem dão a cara pelo formato desenvolvido pela FremantleMedia.
Originalmente denominado por Pop Idol, foi lançado no Reino Unido no ano de 2002 tendo-se tornado, em pouco tempo, um verdadeiro fenómeno televisivo, ao qual se seguiu a versão Americana: American Idol com iguais resultados. A partir de 2003, o público português teve a oportunidade de decidir qual iria ser o seu próximo Ídolo Pop nacional, que assinaria um lucrativo contrato discográfico, para além do estrelato garantido.

A versão original do formato Ídolos, no Reino Unido Pop Idol, arrecadou o mais cobiçado prémio de Televisão nos Rose d'Or 2002 (the Golden Rose of Montreux) na categoria de Melhor Programa de Entretenimento, para além de ter sido galardoado noutros eventos de atribuição de prémios televisivos do Reino Unido. O formato é único, no seu conceito de busca de um verdadeiro talento, dando a oportunidade a milhares de jovens aspirantes a pop idols, de prestar audições em quatro cidades portuguesas durante o próximo mês de Agosto.

O júri, constituído por quatro elementos ligados à indústria discográfica terá a tarefa de escolher, entre os milhares de candidatos, 30 concorrentes que melhor correspondam ao perfil desejado, passando numa fase posterior a apenas 10 finalistas. Os dez finalistas terão depois a oportunidade única de interpretar ao vivo, variados tipos de música, na presença de um grande auditório. Semanalmente, o concorrente que obtiver o menor número de votos telefónicos será eliminado, até que restem apenas dois derradeiros finalistas, que se debaterão na maior batalha portuguesa da música popular.


Flash
2003

Neste programa apresentado por Sílvia Alberto, ao longo de 21 emissões de 30 minutos um convidado responde às perguntas mais inesperadas, feitas por uma equipa que não hesita e põe tudo em questão. Histórias que nunca ninguém ouviu sobre as personalidades e reportagens que ninguém espera dos acontecimentos da semana. Do mundo da moda à música, do cinema à pintura, passando pelo teatro e pelo desporto, muitos são os temas desvendados sem segredos e fronteiras.

Êxtase
2003-2008


Um convidado responde às perguntas mais inesperadas, feitas por uma equipa que não hesita e põe tudo em questão. Histórias que nunca ninguém ouviu sobre as personalidades e reportagens que ninguém espera dos acontecimentos da semana. Do mundo da moda à música, do cinema à pintura, passando pelo teatro e pelo desporto, muitos são os temas desvendados sem segredos e fronteiras.

Apresentado por Sílvia Alberto até 2005, o programa contava ainda com Teresa Peres, Claúdia Semedo, Nuno Eiró, Joana Cruz, Lara Afonso, Liliana Campos, Daniel Nascimento, Eduardo Madeira, Jorge Kapinha, Sofia Cerveira, Sofia Fernandes e Vanessa Oliveira. Teve, ao todo, 242 emissões.


À Sombra da Bananeira
2003


Programa com 37 emissões, em direto, no exterior, com convidados e participação do público. Acompanhe as equipas que se irão confrontar e tentar superar as difíceis provas que o À Sombra da Bananeira propõe. Deixe-se levar pela animação de Leo e do DJ Bola, os animadores mais loucos e coloridos do país, e venha dançar e jogar connosco nas praias de Portugal! 

E quando estiver com calor venha refrescar-se na nossa piscina ou, simplesmente, relaxar com uma massagem... À Sombra da Bananeira! Com produção da Colosso, este projeto traz, na apresentação, um rosto pouco conhecido da televisão. Trata-se de João Gamboa que vai percorrer as praias de Portugal, cenário escolhido para o programa.

Ou Bai ou Rocha
2003


Ou Bai ou Rocha é um talk-show de 13 episódios, com 50 minutos, gravado ao vivo com convidados, música, magia e muitos motivos para boas gargalhadas. Rocha é o dono de um, muito pouco típico, bar. Nele reúne os seus maiores prazeres que são a conversa, os comes-e-bebes, mulheres bonitas e humor.


Levanta-te e Ri
2003-2006


Seguindo a tradição da "Stand-up comedy", forma de entretenimento muito popular em alguns países e que tem nos clubes noturnos o seu espaço habitual onde, num pequeno palco, apenas com microfone e um banco, o ator faz sozinho rir o público. Este programa é emitido e gravado em direto.

A sua grande popularidade ficou expressa no sucesso da digressão por inúmeros auditórios portugueses, realizada na 3ª série. Marco Horácio recebe todas as semanas os 4 comediantes convidados, que fazem os impossíveis por levar às lágrimas o público presente. Entre cada performance, o programa sai do estúdio para comprovar que cidadãos comuns podem ter uma graça do Diabo, e tal não se deve necessariamente ao talento dos próprios. Foram para o ar 167 emissões.


Mousse Caseira
2003


Programa de Apanhados, de 6 episódios, com apresentação de Sílvia Alberto. Cada programa passa apanhados humorísticos internacionais e nacionais subordinados a um tema. 

Campeões Nacionais
2003

Apresentado por João Baião, Sílvia Alberto, Marisa Cruz, Liliana Campos e Jorge Gomes. Este programa de verão tinha um formato semelhante ao mítico “Jogos sem Fronteiras”, em que duas equipas se defrontavam em jogos principalmente aquáticos.