Especial 20 Anos SIC - Edição #12
Ao longo de 22 edições iremos recordar os 20 anos da SIC em Portugal. Em cada semana, um ano diferente. Nas últimas cinco rubricas outras surpresas serão reveladas. De 21 de abril a 6 de outubro recordamos os programas que fizeram história nesta televisão, mostramos algumas curiosidades sobre a primeira estação generalista portuguesa e recordamos as audiências da época. Esta semana viajamos até ao ano de 2002...
RESULTADOS AUDIOMÉTRICOS
PROGRAMAS QUE MARCARAM ESTE ANO
RESULTADOS AUDIOMÉTRICOS
PROGRAMAS QUE MARCARAM ESTE ANO
Masterplan
2002
Um programa que marcou a estreia mundial de um formato
original em que duas pessoas entregavam o seu destino às ordens de um ”Grande Mestre”. A vida dos concorrentes nunca mais seria a mesma. Duas pessoas vivem a experiência de estarem nas mãos de "O Grande Mestre", um ser invisível, sem rosto, sem corpo e sem voz que comanda todos os movimentos dos concorrentes através de mensagens escritas (SMS) enviadas para os seus telemóveis.As mensagens são ordens que têm como finalidade pôr a descoberto as potencialidades que os concorrentes desconheciam ter, eles vão precisar de usar todas as suas qualidades e capacidades para poderem cumpri-las.
Com 134 episódios, mais um episódio especial e 4 Compactos da Semana, este formato foi apresentado por Herman José e Marisa Cruz. Este reality show celebrizou Gisela Serrano, que ficou conhecida como mulher-furacão. No dia de estreia — 4 de Março — o Masterplan atingiu uma audiência média de 9,7% e foi o quinto programa mais visto do dia.
Com 134 episódios, mais um episódio especial e 4 Compactos da Semana, este formato foi apresentado por Herman José e Marisa Cruz. Este reality show celebrizou Gisela Serrano, que ficou conhecida como mulher-furacão. No dia de estreia — 4 de Março — o Masterplan atingiu uma audiência média de 9,7% e foi o quinto programa mais visto do dia.
Hora Extra
2002 – 2004
Programa semanal de grande informação conduzido por
Conceição Lino com reportagens e debates sobre as questões da atualidade. O
primeiro programa data de 24 de Janeiro de 2002 sendo que o último foi
emitido a 25 de Junho de 2003.
Super Sábado
2002
Ao longo de dois meses, Jorge Kapinha e Jorge Mourato foram os anfitriões de um programa que conta ainda com a presença da ex. "Tentações" Carla Janeiro, a ex. "Antilook" Raquel Loureiro, da bailarina Sandra Roque e da manequim Sónia Antão. Os seis estão em palco durante quatro horas de puro entretenimento, em que não falta dança, humor e mesmo até quadros de circo. Super Sábado prometia muito divertimento e dinamismo.
O Meu Nome É Ágata
2002
A cantora Ágata é a protagonista deste programa, o que mostra o dia-a-dia da cantora. A casa, a família, o trabalho, os amigos.Dispondo de várias equipas de reportagem, o programa da SIC, tem como objetivo último o entretenimento das noites dos telespectadores que, em sua casa, poderão participar ativamente na condução dos passos da cantora. Ao estilo de "Masterplan", a protagonista orientará a sua vida em função das ordens do público, que terá oportunidade de se expressar através de mensagens via SMS, internet e cartas dirigidas à artista.
Não Há Pai
2002-2003
Sitcom de 94 episódios com emissão em direto e público ao vivo. Nos arredores da capital, em Freixiosa, uma pequena freguesia do Concelho de Queluz , vive a louca e divertida família Boavida. Carlos é o chefe da família, os seus filhos são Jocae Kátia; Violante é a mãe de Carlos. A empregada brasileira, Juraci, a ex-mulher de Carlos, Fátima e o Presidente da Junta, Péricles, são também presenças constantes no dia-a-dia da família. Pressionado por Violante a fazer remodelações na decoração da velha casa onde habitam, Carlos acaba por se atolarem dívidas e calotes que o seu parco vencimento não pode suportar. Tem de aceitar uma proposta de emprego para integrar os quadros de uma empresa petrolífera sediada na Arábia Saudita, para onde parte no primeiro episódio, deixando a família entregue a si própria. E numa casa onde "Não há Pai", tudo pode acontecer.
Olhar da Serpente
2002-2003
O Olhar da Serpente é uma telenovela portuguesa transmitida pela estação de televisão SIC, com a atriz Helena Laureano como uma das protagonistas. Alguém capaz do melhor e do pior, do mais belo altruísmo e ao mais execrável egoísmo. A verdadeira história da ascensão e queda de Maria dos Prazeres - uma mulher fatal.Nascida numa aldeia piscatória, cedo Maria dos Prazeres descobre uma sensualidade incontrolável capaz de seduzir quem quer que seja. Emigra para Paris, faz de tudo um pouco até conquistar o coração de um famoso político Francês. Em viagens de classe executiva, trava novas relações e, por intermédio de Pimenta Marques, encontra um dos homens mais ricos do país: o cônsul Tomé. Mas a sua mais escaldante e avassaladora paixão será o arquitecto Albuquerque, um playboy charmoso, bem sucedido e conquistador.
Na teia das suas relações encontram-se também Luciano e as suas múltiplas fraudes, André e Isaura e a incessante procura de desmistificação da nossa heroína, Madurães, Zulmira e a obstinação dos detectives privados, Rego e Manuel, mas principalmente Tomé e os sucessivos enganos a que está sujeito, e Adelaide que viverá na pujança de todos os sucessos e fracassos dessa mulher com olhar da serpente.
Século XX Português
2002
"Deste modo, optámos pelos factos, em detrimento das análises e dos comentários. Foi também feita uma pesquisa exaustiva de documentos, fotografias e filmes na maioria dos arquivos nacionais, ao mesmo tempo que recorremos a vários arquivos estrangeiros. A série foi enriquecida também com muito material enviado por particulares. A série não pretende ser uma lição de História. Pretende, isso sim, contar de uma forma simples e acessível os principais momentos do século. Desta forma, optámos pela compreensão desses momentos em detrimento do relato exaustivo de acontecimentos. Estamos conscientes, sem falsas modéstias, de que realizámos um trabalho até
agora não conseguido na televisão portuguesa. "
Na Casa do Toy
2002-2003
Fúria de Viver
2002
Fúria de Viver é uma telenovela portuguesa, produzida e exibida pela SIC no horário nobre da emissora, entre 7 de Janeiro de 2002 e 27 de Setembro do mesmo ano. A novela, que foi a segunda telenovela portuguesa da SIC depois de Ganância, foi adaptada por Helena Amaral e Isabel Fraústo do original italiana "Vivere". E teve como directores Patrícia Sequeira e Lourenço Mello.
A trama contou com Alexandra Lencastre, João Perry, Julie Sargeant, Nicolau Breyner, Rita Ribeiro, Ana Brandão, Carlos Vieira, São José Lapa, Rita Loureiro, Margarida Vila-Nova, Ana Oliveira, Rogério Samora e Paulo Pires nos papeis principais.
Fúria de Viver conta a história dos amores, ciúmes, intrigas, crimes e luta pelo poder entre quatro famílias de Vila Nova da Barragem: a família Albuquerque Lima (a mais notável da cidade), a família Antunes (representando os comerciantes bem sucedidos), a família Lacerda (tradicionalmente ligada à Medicina) e a família Rocha (a menos influente do ponto de vista cultural e económico).
A família Albuqerque Lima viverá momentos de grande tensão criados pela infidelidade de Teresa (São José Lapa), pela maldade de Gonçalo (Rui Luís Brás), pela dificuldade de Madalena (Rita Loureiro) em concretizar o seu amor, pela irreverência de Rita (Margarida Vila Nova) e pela infelicidade de António (João Perry) que, ao fim de trinta anos, percebe ter um casamento de conveniência e não de amor.
A família Antunes, encabeçada por Victor (Nicolau Breyner) e Manuela (Rita Ribeiro) tenta a todo o custo manter a harmonia que é frequentemente posta em risco pelos conflitos de personalidades das suas três filhas - Luísa (Ana Brandão), Vera (Julie Sargent) e Inês (Ana Oliveira) e pelas surpresas que a vida lhes reserva.
A família Lacerda/Cabral, que inicialmente se assume como um exemplo de sucesso, será surpreendida por uma série de escândalos e situações dramáticas: o adultério de Filipe (Rogério Samora), a relação com um homem mais novo de Beatriz (Alexandra Lencastre ) e o inconformismo de Guilherme (João Baptista).
A somar aos problemas da família Cabral há ainda a considerar os dramas que envolvem o pai e o irmão de Beatriz ? (Mário e Pedro Lacerda, Victor de Sousa e Filipe Duarte) entre os quais se destacam a prisão de Pedro, o regresso da mãe deste e a prepotência de Mário .
A família Rocha é a mais marcada por dificuldades e problemas. Paula (Maria João Luís) vê-se obrigada a confessar ao seu filho Bruno (Gonçalo Wadington) que é fruto de uma violação. O reencontro com o pai de Bruno (Joaquim Sarmento,Adriano Luz) leva Paula a tentar o suicídio conduzindo-a posteriormente à cadeia acusada de homicídio. Nem a sua relação amorosa com Henrique (João Lagarto), o coordenador local da Polícia Judiciária, aliviará esta tensão.
Às 2 por 3
2002-2005
Às Duas por Três foi um talk-show português diário sobre temas da actualidade, que incluia um espaço de conversa e entrevistas sobre experiências pessoais e algumas rubricas úteis. inicialmente apresentado por Júlia Pinheiro, Fernanda Freitas e Henrique Mendes, entretanto Júlia Pinheiro sai da estação televisiva SIC e cede o seu lugar a Maria João Simões.
Mais tarde por motivos de saúde é a vez de Henrique Mendes deixar a condução do programa, cedendo o lugar a Camacho Costa, pouco tempo depois Maria João Simões deixa a condução do programa para se dedicar à rádio. Por motivos de saúde Camacho Costa vê-se obrigado a deixar aquele programa ao que chamava "As Tardes Loucas da SIC", cedendo o seu lugar a José Figueiras.
A última dupla de apresentadores foi José Figueiras e Fernanda Freitas. Fernanda Freitas acaba por abandonar a condução do programa deixando a estação televisiva SIC.
O programa teve os seus últimos diretos com a condução de José Figueiras. Acabou por ser substituído pelo Contacto, que coincidiu com a saída de Manuel Fonseca, e a entrada, de Francisco Penim para a categoria de director de programas da SIC.
[EXTRA]
Popstar
2001
Comente esta notícia